A RELAÇÃO ENTRE A DÍVIDA PÚBLICA E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS PARANAENSES: EVIDÊNCIAS PARA O PERÍODO DE 2002 A 2010

  • Maiara de Fátima Lazarin Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.
  • Gilmar Ribeiro de Mello Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.
  • Fernanda Mendes Bezerra Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a dívida pública e os investimentos municipais, nas diversas funções do Governo, e a relação entre a dívida pública e o desenvolvimento econômico dos municípios paranaenses, por intermédio do indicador que representa a relação entre a Dívida Consolidada Líquida e a Receita Corrente Líquida (DCL/RCL) e o Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM), para os anos de2002 a2010. Para atingir tal fim, foram construídos dois modelos econométricos, utilizando-se a métrica estatística de Dados em Painel. Quanto ao primeiro objetivo, os resultados indicam que, ao nível de 10% de significância, urbanismo, saneamento, cultura e gestão ambiental são variáveis explicativas do endividamento. No que se refere ao segundo objetivo, os resultados encontrados indicam que a DCL/RCL e o IPDM são positivamente relacionados, isto é, quanto maior o endividamento municipal maior será o valor do indicador IPDM. Nesse sentido, considerando que os indicadores de desenvolvimento socioeconômico são índices que expressam a qualidade de vida da população e o endividamento municipal, é uma importante ferramenta para atingir esse objetivo.

Palavras-chave: Dívida pública. Desenvolvimento econômico. Municípios paranaenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara de Fátima Lazarin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão. Mestranda em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Gilmar Ribeiro de Mello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela FEA/USP.

Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.

Fernanda Mendes Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.
Mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Mestrado Gestão e Desenvolvimento Regional (UNIOESTE - Francisco Beltrão) e do curso de Ciências Econômicas. 
Publicado
22-04-2014
Como Citar
Lazarin, M. de F., Mello, G. R. de, & Bezerra, F. M. (2014). A RELAÇÃO ENTRE A DÍVIDA PÚBLICA E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS PARANAENSES: EVIDÊNCIAS PARA O PERÍODO DE 2002 A 2010. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(2), 719-736. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4207