ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO DIRETO NO EXTERIOR DA TOTVS / Analysis of the strategy of TOTVS foreign direct investment

Autores

  • Fábio Dal-Soto Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Juliano Nunes Alves Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Cristiano Couto do Amarante Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Anieli Ebling Bulé Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

Mudanças globais têm levado as empresas à internacionalização crescente de suas estratégias. Nesse sentido, o presente trabalho visou analisar a estratégia de investimento direto no exterior da TOTVS, empresa brasileira do setor de software com significativa expressão internacional. Consiste, assim, em uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada por meio da estratégia de estudo de caso único, com dados primários e secundários analisados à luz da estrutura teórica do paradigma eclético da produção. Os resultados mostraram que as ações realizadas pela TOTVS corroboram as vantagens específicas preconizadas pelo paradigma eclético e são determinantes para o investimento direto no exterior, como a transferência de ativos dentro de sua própria estrutura, o acesso à mão de obra qualificada e de menor custo e a instalação de hubs de distribuição.

Palavras-chave: Investimento direto estrangeiro. Paradigma eclético da produção. Indústria de software.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Dal-Soto, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Professor do Curso de Administração da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Doutorando em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Juliano Nunes Alves, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Coordenador do Curso de Administração da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cristiano Couto do Amarante, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Graduado em Administração pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Anieli Ebling Bulé, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Administração pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

08-07-2014

Como Citar

Dal-Soto, F., Alves, J. N., Amarante, C. C. do, & Bulé, A. E. (2014). ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO DIRETO NO EXTERIOR DA TOTVS / Analysis of the strategy of TOTVS foreign direct investment. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(3), 1031–1060. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4201

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)