PROGRAMA REUNI NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAL [IFES] BRASILEIRAS: UM ESTUDO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS [DEA] NO PERÍODO DE 2006 A 2012 / Program reuni brazilian in federal higher education institutions:

Autores

  • Andre Junior de Oliveira UFES- Universidade Federal do Espirito Santo
  • Lauro Brito de Almeida UFPR - Universidade Federal do Parana
  • Teresa Cristina Janes Carneiro UFES - Universidade Federal do Espirito Santo
  • Jorge Eduardo Scarpin UFPR - Universidade Federal do Parana

Resumo

 

Instituido por meio do Decreto n. 6.096/2007, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) teve como principal objetivo a expansão da educação superior. Contudo, uma gama de recursos provenientes do Reuni foram disponibilizados para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFESs). O presente estudo teve como objetivo verificar a influência do Reuni na eficiência operacional das IFESs brasileiras no período de 2006 a 2012. Foram utilizadas nas análises dos dados técnicas estatísticas para teste de dissimilaridade (teste t e distância euclidiana) e Análise Envoltória de Dados (DEA). Por meio da técnica de análise envoltória de dados, foi possível identificar as IFESs consideradas eficientes e não eficientes ao longo dos anos analisados, bem como classificá-las de acordo com a distância que se encontravam da eficiência ideal ou máxima. As universidades federais avaliadas foram consideradas operacionalmente eficientes; somente uma instituição alcançou eficiência máxima em todos os anos analisados. Os resultados apontaram que o aumento dos recursos provenientes das novas políticas do Reuni (2008-2012) não alteraram os resultados de eficiência do período pré-Reuni (2006-2007), pois as IFESs que trabalhavam com alta eficiência relativa antes da implantação do Reuni continuaram eficientes após o início do Programa. Pesquisas futuras poderão aprofundar as análises, investigando a realidade de cada IFES separadamente.

Palavras-chave: Reuni. Instituição federal de ensino superior. eficiência operacional. Análise por envoltória de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Junior de Oliveira, UFES- Universidade Federal do Espirito Santo

Contabilidade

Downloads

Publicado

30-07-2014

Como Citar

Oliveira, A. J. de, Almeida, L. B. de, Carneiro, T. C. J., & Scarpin, J. E. (2014). PROGRAMA REUNI NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAL [IFES] BRASILEIRAS: UM ESTUDO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS [DEA] NO PERÍODO DE 2006 A 2012 / Program reuni brazilian in federal higher education institutions:. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(3), 1179–1210. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4196