FATORES DE RETENÇÃO, PERMANÊNCIA E DESLIGAMENTO DE TALENTOS E DE PERFORMERS / Factors that influence talents’ and performers’ retention, permanence and decision to leave the company

Autores

  • Tânia Maria Paiva Carrara Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas
  • Simone Costa Nunes Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PPGA/PUC Minas.
  • Amyra Moyzes Sarsur FIPEL - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo.

Resumo

Este estudo buscou identificar fatores organizacionais que podem influenciar profissionais considerados talentos, pertencentes às gerações baby boomers, X e Y, quanto à sua permanência ou efetiva intenção de deixar a organização. A pesquisa utilizou o método do estudo de caso e adotou estratégia quantitativa e qualitativa na coleta e análise dos dados. O estudo foi realizado em uma organização do ramo da fabricação do aço. Os principais fatores de retenção analisados foram o ambiente organizacional, a configuração do trabalho, as condições de trabalho, a gestão do líder, a carreira, a remuneração total, a capacitação e o desenvolvimento. Na primeira etapa da pesquisa, um questionário eletrônico foi respondido por 212 empregados e a análise dos resultados ocorreu por meio da estatística multivariada. Na segunda etapa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, sendo sujeitos da pesquisa 10 empregados representantes das gerações baby boomers, X e Y. Nessa etapa, os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, por categoria temática, em razão de temas considerados relevantes. Quanto aos resultados, verificou-se que não existe um único fator de influência na retenção, mas um conjunto de fatores que leva os indivíduos a permanecer na organização e que sua ausência colabora significativamente com sua intenção de saída. Evidenciou-se a não existência de diferenças significantes entre as três gerações pesquisadas no que se refere aos fatores de impacto na retenção, na permanência e na intenção de saída.

Palavras-chave: Retenção. Talento. Gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Paiva Carrara, Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PPGA/PUC Minas. Pesquisadora do PPGA/PUC Minas.

Simone Costa Nunes, Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PPGA/PUC Minas.

Doutora em Administração pela UFMG. Professora no Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PPGA/PUC Minas.

Amyra Moyzes Sarsur, FIPEL - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo.

Doutora em Administração pela USP. Professora do Curso de Mestrado Profissional da FIPEL - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo/Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo.

Downloads

Publicado

08-07-2014

Como Citar

Carrara, T. M. P., Nunes, S. C., & Sarsur, A. M. (2014). FATORES DE RETENÇÃO, PERMANÊNCIA E DESLIGAMENTO DE TALENTOS E DE PERFORMERS / Factors that influence talents’ and performers’ retention, permanence and decision to leave the company. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(3), 1119–1148. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3997