TORNAR-SE E DEIXAR DE SER DIRETOR: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE

  • Fabiula Meneguete Vides da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Tammi Juliene Leite de Aguiar Universidade Federal da Grande Dourados
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Elisabete Stradiotto Siqueira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Fernanda de Pádua Del Corona Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Buscou-se neste trabalho, compreender como é vivenciada a transição de diretores de faculdade, em uma Universidade Federal do Centro-Oeste, quando assumem e posteriormente deixam o cargo de gestão. A abordagem qualitativa e o estudo de caso foram utilizados a fim de retomar os principais temas dessa experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências, por meio da entrevista semiestruturada. Os dados indicaram que tanto a ascensão ao cargo de diretor quanto o período em que não estão mais com a responsabilidade pela gestão de suas faculdades são momentos de dualidades: sucesso, fracasso, alegrias e tristezas. Por outro lado, a Universidade se apresenta negligente no que se refere às políticas e programas ligados aoprocesso de acompanhamento de seus funcionários, sendo necessário repensar suas políticas e práticas de gestão de pessoas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Universidade Estadual de Londrina
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEL
Tammi Juliene Leite de Aguiar, Universidade Federal da Grande Dourados
Aluna do curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Grande Dourados
Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados
Elisabete Stradiotto Siqueira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Professora do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Fernanda de Pádua Del Corona, Universidade Federal da Grande Dourados
Aluna da Universidade Federal da Grande Dourados
Publicado
17-02-2014
Como Citar
da Silva, F. M. V., de Aguiar, T. J. L., Binotto, E., Siqueira, E. S., & Del Corona, F. de P. (2014). TORNAR-SE E DEIXAR DE SER DIRETOR: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CENTRO-OESTE. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(1), 123-151. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3755