Inteligência Competitiva: uma nova ferramenta para o empreendedorismo

  • Marcelo Jorge Fernandez
  • Rogério Adilson Lana

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para a difusão do campo de estudo da Inteligência Competitiva sob o enfoque da Tecnologia da Informação como suporte de implementação nas empresas, considerando o seu porte de classificação segundo o Sebrae e sua contribuição para o processo empreendedor. Para tanto, apresenta-se um panorama descritivo, no qual, enfocam-se aspectos do empreendedorismo e a classificação das empresas pelo porte; seguido dos conceitos e origem da Inteligência Competitiva; o processo sistêmico da sua implementação; os aspectos da implantação da Tecnologia da Informação nas micro e pequenas empresas e a contribuição que essa tecnologia proporciona ao processo de implementação da Inteligência Competitiva nas empresas respeitando a classificação do porte.

Palavras-chave: Inteligência Competitiva. Tecnologia da Informação. Empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Fernandez, M. J., & Lana, R. A. (2010). Inteligência Competitiva: uma nova ferramenta para o empreendedorismo. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 7(2), 149-166. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/365