A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM

  • Carolline de Andréa Picolli Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Eduardo Eugênio Spers Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Sérgio Garrido de Moraes Escola Superior de Propaganda e Marketing

Resumo

Segundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagemvisual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolline de Andréa Picolli, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Graduada em Administração com ênfase em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing e Mestranda no programa de gestão internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Eduardo Eugênio Spers, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Eduardo Eugênio Spers  professor do mestrado em Negócios Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Professor Associado da Universidade de São Paulo, campus da ESALQ. Realizou pós-doutorado na Universidade de Wageningen (RPU), Holanda, em 2011 e doutorado em administração de empresas na Universidade de São Paulo em 2003.
Sérgio Garrido de Moraes, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Mestre em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (2012). Possui Especialização em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião pela ESPM (2008) e Graduação em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (1979). É professor da ESPM, nos cursos de Comunicação (Propaganda e Jornalismo) e Administração. Atua principalmente nos seguintes temas: marketing internacional, comportamento do consumidor, moda e inovação.
Publicado
10-04-2014
Como Citar
Picolli, C. de A., Spers, E. E., & de Moraes, S. G. (2014). A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(3), 227-264. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511