ENSINO DE CONTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE E DISCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

  • Guilherme de Freitas Borges Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Flávia Luciana Naves Mafra Universidade Federal de Lavras -UFLA

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi caracterizar o ensino das disciplinas relacionadas à Contabilidade presente na matriz curricular de Cursos de graduação em Administração a partir de atitudes e percepções de discentes e docentes de quatro instituições de ensino superior. Para tanto, a pesquisa foi executada em duas fases, envolvendo metodologia qualitativa e quantitativa. Para a etapa qualitativa, por meio da análise de conteúdo, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para caracterizar a percepção de docentes quanto ao ensino de Contabilidade para a formação do Administrador. Na etapa quantitativa foram aplicados questionários estruturados a uma amostra de 261 graduandos em Administração para analisar a atitude em relação ao ensino de Contabilidade. Os resultados da percepção docente convergiram para o destaque da importância dos conhecimentos de Contabilidade à formação básica do Administrador; o processo de ensino deve priorizar a análise e interpretação dos relatórios contábeis. Alguns docentes registraram que existe resistência em relação aos temas de Contabilidade por parte dos alunos, mas que somente aparece nos primeiros módulos do Curso e tende a desaparecer ao passo que o aluno amadurece e consegue perceber os entrelaces disciplinares. O sistema de monitoria foi questionado, e se acredita precisar ser revisto. A interdisciplinaridade acontece de forma tímida e, em alguns casos, possui significado equivocado aos docentes. A avaliação quantitativa demonstrou como adequado o modelo com 36 variáveis para mensurar atitude discente; com aproximadamente 62% de variância total explicada se obteve 11 fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme de Freitas Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João del Rei. Professor e Coordenador do Curso de Contabilidade do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Flávia Luciana Naves Mafra, Universidade Federal de Lavras -UFLA
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.
Publicado
10-04-2014
Como Citar
Borges, G. de F., & Mafra, F. L. N. (2014). ENSINO DE CONTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE E DISCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(3), 191-226. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3504