ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM

  • Roseli Jenoveva-Neto Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Melissa Watanabe Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Rafael Rodrigo Mueller Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio dos seis níveis da Taxonomia de Bloom, a tendência das habilidades cognitivas requeridas dos acadêmicos de dois cursos de graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Os seis níveis cognitivos classificados em uma hierarquia são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em 87 planos de ensino, sendo 35 planos de ensino do curso de graduação em Ciências Contábeis e 52 planos do curso de administração voltados aos conteúdos de Formação Profissional. A coleta de dados foi realizada mediante a identificação dos objetivos educacionais propostos em cada plano de ensino e, então, categorizados por meio da Taxonomia de Bloom. As informações obtidas nesta fase da pesquisa serviram como base para a comparação com os resultados da análise dos objetivos educacionais registrados no Projeto Político Pedagógico. Os objetivos educacionais presentes nestes documentos foram categorizados nos seis níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom. Os resultados apontam nos planos de ensino uma maior ocorrência de objetivos educacionais compreendidos por níveis de menor complexidade cognitiva em comparação com os propostos no Projeto Político Pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Jenoveva-Neto, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Unidade Acadêmica Ciências Sociais Aplicadas - UNACSA
Melissa Watanabe, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas -UNACSA
Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas - UNACSA
Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC
Publicado
10-04-2014
Como Citar
Jenoveva-Neto, R., Watanabe, M., Mueller, R. R., & Santos, N. dos. (2014). ANÁLISE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNESC À LUZ DAS HABILIDADES COGNITIVAS FUNDAMENTADAS NA TAXONOMIA DE BLOOM. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(3), 309-330. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3358