EMOÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS, ATITUDE E INTENÇÃO DE COMPORTAMENTO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO VAREJO

  • Fabrise de Oliveira Müller Universidade de Santa Maria
  • Marise Mainieri de Ugalde Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Carina Pasqualotto IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração

Resumo

O estudo das emoções humanas se apresenta como uma das temáticas contemporâneas dentro da Área de Comportamento do Consumidor. Com o objetivo de analisar os motivos das relações entre as emoções positivas, negativas e os julgamentos pós-consumo, foram realizadas entrevistas em profundidade com a técnica de incidente crítico com clientes e especialistas no varejo. O atendimento indicou motivar as emoções positivas e a relação entre emoções e atitude parece ser mediada por sentimentos de valorização, segurança, confiança e bem-estar. Quando o atendimento motiva emoções negativas, o cliente parece ficar mais sensível ao preço e pouco tolerante a respostas negativas. Sendo as emoções um tema que propicia muitos estudos, esta pesquisa aponta um novo enfoque para futuros trabalhos na Área de Comportamento do Consumidor e Emoções, em especial, para métodos qualitativos. Os fatores que mediam as relações indicadas no trabalho geram motivos para estudos específicos envolvendo as emoções e os julgamentos pós-consumo. 

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Biografia do Autor

Fabrise de Oliveira Müller, Universidade de Santa Maria

Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Marketing (UFSM), Mestrado em Administração e Negócios pela PUC - RS, MBA Gestão Empresarial Fundação Getúlio Vargas e doutoranda pelo programa de pós graduação em comunicação midiática da UFSM.

 

Marise Mainieri de Ugalde, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutoranda em Administração/PPGAd-PUCRS; Pós-graduada em Marketing PPGA-UFRGS, Publicitária FABICO-UFRGS, professora nos Cursos de Administração e Publicidade da ESPMSul nas disciplinas de Comportamento do Consumidor, Gerenciamento B2B e Marketing de Relacionamento. Atuação profissional em Consultoria nas áreas de Marketing de Varejo e Comunicação Empresarial.

Carina Pasqualotto, IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios

Mestre em Administração e Negócios com Ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Possui pós-graduação em Relações e Negócios Internacionais pela UNISINOS (1999) e graduação em Adm. de Empresas com Habilitação em Com. Exterior pela UNISINOS (1998). Atualmente é professora universitária do Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios e Faculdade Senac Porto Alegre. Entre seus principais interesses de pesquisa estão as áreas de comportamento do consumidor e processo de internacionalização de empresas. 

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Mestrado em Administração e Negócios (MAN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Suas áreas de interesse em pesquisa são marketing estratégico, planejamento de marketing, orientação para o mercado e valor para o cliente.
Marcelo Gattermann Perin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Mestrado em Administração e Negócios (MAN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Suas áreas de interesse em pesquisa são: marketing estratégico, orientação para o mercado, performance organizacional.
Publicado
11-11-2013
Como Citar
Müller, F. de O., Ugalde, M. M. de, Pasqualotto, C., Sampaio, C. H., & Perin, M. G. (2013). EMOÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS, ATITUDE E INTENÇÃO DE COMPORTAMENTO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO VAREJO. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 13(1), 35-58. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2794