Revisitando a relação entre desempenho financeiro e divulgação ambiental: uma análise comparativa entre Brasil e Holanda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.24547

Palavras-chave:

Divulgação ambiental, Desempenho financeiro, Teoria da legitimidade, Teoria dos Stakeholders, Responsabilidade Social Corporativa

Resumo

Mediante a crescente necessidade dos stakeholders por informações que ultrapassam dados financeiros e a busca das empresas por legitimar sua imagem como responsável social e ambientalmente, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais fatores podem explicar o nível de divulgação ambiental das empresas brasileiras e holandesas. A pesquisa analisou 19 empresas brasileiras e 22 empresas holandesas presentes no ranking da Forbes (2015), durante os anos de 2015, 2016 e 2017. A variável dependente foi medida através de 30 indicadores ambientais da GRI. As variáveis independentes foram as características das firmas, como desempenho financeiro, idade e tamanho. Para obter os resultados foram utilizados: estatística descritiva e inferencial, testes de normalidade, correlação de Pearson e regressão hierárquica. Sob a luz da teoria da legitimidade e da teoria dos stakeholders, os dados apontaram que as empresas brasileiras são mais transparentes do que as empresas holandesas em suas divulgações ambientais. Os resultados apontaram que existe uma relação positiva entre vendas, valor de mercado, tamanho e idade da firma e a divulgação ambiental. Em contrapartida, os dados mostraram que existe uma relação negativa entre lucros e ativos e a divulgação ambiental. Conclui-se que o desempenho financeiro das firmas brasileiras e holandesas pode afetar a divulgação ambiental.

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Biografia do Autor

Alan Bandeira Pinheiro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Mestrando (2019) em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará. Graduado Summa Cum Laude em Administração (2018) na Universidade Federal do Ceará. Endereço: Av. da Universidade, 2431 - Benfica, Fortaleza - CE, 60020-180.

Eva Valeria Maia Lameu, Universidade Federal do Ceará

Mestranda (2019) em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará. Especialista (2019) em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, no Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Graduada em Administração (2016) no Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Endereço: Av. da Universidade, 2431 - Benfica, Fortaleza - CE, 60020-180.

Thicia Stela Lima Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Mestranda (2019) em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará. Graduada em Contabilidade (2009) na Universidade Federal do Ceará. Endereço: Av. da Universidade, 2431 - Benfica, Fortaleza - CE, 60020-180.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciências Econômicas (1978) e mestre em Economia (1989) na Universidade Federal do Ceará. Doutora em Economia (1998) na Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutorado em Economia (2003) na Universidade Federal de Pernambuco. Professora titular da Universidade Federal do Ceará, realizando pesquisas sobre: estudos organizacionais, estratégia, competitividade e internacionalização. Endereço: Av. da Universidade, 2431 - Benfica, Fortaleza - CE, 60020-180.

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Publicado

04/29/2022

Como Citar

Pinheiro, A. B., Lameu, E. V. M., Sampaio, T. S. L., & Santos, S. M. dos. (2022). Revisitando a relação entre desempenho financeiro e divulgação ambiental: uma análise comparativa entre Brasil e Holanda. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 21(1), 51–76. https://doi.org/10.18593/race.24547

Edição

Seção

Administração