ELABORAÇÃO E MONITORAMENTO DE CRONOGRAMA EM PROJETO COM RESTRIÇÃO DE PRAZO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

Autores

  • José da Assunção Moutinho Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Kahan Monteiro de Carvalho Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Cláudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Resumo

O prazo de execução vem se caracterizando como uma significativa restrição em vários projetos. Considerado isso, um ingrediente fundamental para a sua conclusão, respeitando-se os limites restritivos do tempo, passa pela escolha do método mais adequado ao desenvolvimento do seu cronograma.  No contexto de um laboratório de pesquisa de P&D em uma universidade pública, este relato técnico valeu-se da estratégia de pesquisa-ação para analisar o problema apresentado. A conclusão aponta para o Método da Corrente Crítica como mais adequado ao desenvolvimento de cronograma no caso específico, dadas as particularidades do ambiente e do projeto, no entanto, não descarta a necessidade de mais investigações em projetos desta natureza.

Palavras-chave: Cronograma de projetos. Método da Corrente Crítica. Método do Caminho Crítico. Restrição de prazo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José da Assunção Moutinho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Gerente de projetos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor universitário no Centro Universitário Carioca - UniCarioca.

Kahan Monteiro de Carvalho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestranda em Administração - Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Gerente Estratégica de Projetos no Escritório de Gerenciamento de Projetos da UFJF.

Cláudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora Titular do Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Moutinho, J. da A., Monteiro de Carvalho, K., & Kniess, C. T. (2014). ELABORAÇÃO E MONITORAMENTO DE CRONOGRAMA EM PROJETO COM RESTRIÇÃO DE PRAZO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E PESQUISA. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(2), 747. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2376

Edição

Seção

Trabalhos técnicos