Análise dos fatores intraorganizacionais influenciadores no clima organizacional em um Hospital Universitário

  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal de Paraíba - UFPB
  • Renata Francisco Baldanza Universidade Federal de Paraíba - UFPB
  • Elivânia Santos Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Nayron Henrique Santana Almeida Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar a influência que determinados fatores exercem no clima organizacional dentro da organização do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). Tratou-se de um estudo exploratório-descritivo e o método utilizado foi o estudo de caso. Usou-se uma amostra probabilística estratificada, com 311 respostas válidas e tendo como principal instrumento de coleta de dados um questionário estruturado. Entre os principais resultados encontrados, alguns se destacam como, o fato de que fatores relacionados à ambiência como temperatura, espaço físico e iluminação foram considerados um pouco deficientes em alguns setores. Também foi notado descontentamento com o salário por uma grande parte dos funcionários. Apesar disso, no tocante à motivação e satisfação no trabalho, os colaboradores afirmaram estar satisfeitos; tal fato se deve a alguns aspectos positivos como o bom relacionamento com a chefia e com os colegas de trabalho.

Palavras-chave: Clima organizacional. Organização hospitalar. Ambiência. Motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal de Paraíba - UFPB
Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Mestrado em Administração - PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing e Gestão de Pessoas, com enfoque em Novas Tecnologias.
Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal de Paraíba - UFPB
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia.
Elivânia Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Nayron Henrique Santana Almeida, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Publicado
29-10-2012
Como Citar
Abreu, N. R. de, Baldanza, R. F., Silva, E. S., & Almeida, N. H. S. (2012). Análise dos fatores intraorganizacionais influenciadores no clima organizacional em um Hospital Universitário. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(1), 39-70. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2328