Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul

  • Paula Patricia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Cristiane Gularte Quintana Universidade de Caxias do Sul
  • Paulo Fernando Pinto Barcellos Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação.

Palavras-chave: Estratégia. Inovação. Telecomunicação. RBS TV Caxias do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Patricia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul
Bolsista PROSUP/CAPES, Modalidade I. Cursando Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul
Cristiane Gularte Quintana, Universidade de Caxias do Sul
Bolsista FAPERGS. Cursando Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1995). Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Portuária e Ambiental
Paulo Fernando Pinto Barcellos, Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1962), especializações em Comércio Exterior pela Faculdade de Economia São Luiz (S. Paulo, 1974) e em Marketing pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado acadêmico em Administração pelo PPGA / UFRGS (1992) e doutorado em Engenharia de Produção (Sistemas da Qualidade) pela Marquette University, WI, EUA (1998). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Caxias do Sul, professor visitante no Programa MBA da Escola de Administração de Empresas da Marquette University, WI, EUA, professor convidado de programas de pós-graduação em outras universidades no Brasil e exterior, fundador da Marvel Internacional Assessores e Consultores A. Ltda. e sócio diretor da CFI América Latina Ltda., integrante do CFI Group, Inc. Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, gestão da mudança, estratégias organizacionais, desenvolvimento de novos negócios, gestão da qualidade de produtos e serviços e administração de recursos energéticos
Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul
Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsita do Instituto de Cooperação Iberoamericano, ICI/AECI. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, PPGA/UCS e Professor da Universidade FEEVALE. Tem experiência na área de Administração e Engenharia Mecânica, com ênfase em Gestão da Inovação Tecnológica, Qualidade, Manutenção Mecânica e Produção de Celulose e Papel, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão empresarial, planejamento estratégico, programa de qualidade, inovação e tecnologia
Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul
Dr. Eric Dorion possesses a Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke (2003), a Master degree of Business Administration - Université Laval (1997) and a Bachelor degree in Geography - Université Laval (1985). He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS), the University Feevale (RS), Brazil, and visiting professor at l École de Technologie Supérieure, Canada. Dr. Eric Dorion leads a research group untitled Multidisciplinary Research on Innovation and Competitiveness. He participates as well in a research group untitled Strategy and Market Study. He acts as a member of the Editorial Board of the Journal of IMS Group, India, the Journal of Amity Business School, India, of the Revista de Ocio y Turismo, Spain, and with the International Journal of Global Business, USA. He participates as reviewer for Journals and events in Canada, China, the Netherlands, USA, UK, India and Brazil. Dr. Dorion has experience in the area of Administration, with emphasis in Business Administration, acting mainly in the following subjects: organizational studies, management of innovation and organizational intelligence, business strategy for small and medium companies, entrepreneurship and entrepreneurship education. Professor Dorion has established a research network with Chinese, Indian, North American and European colleagues and also lectured in Canadian, French and some Brazilian universities and companies
Publicado
29-01-2013
Como Citar
Ganzer, P. P., Quintana, C. G., Barcellos, P. F. P., Olea, P. M., & Dorion, E. C. H. (2013). Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(1), 99-138. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322