Abordagens de estudo e percepções do ambiente de ensino e aprendizagem em uma instituição de ensino superior brasileira

Autores

  • Wanderson Dutra Gresele Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Regina Sayuri Obana Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense https://orcid.org/0000-0002-3943-6093
  • Wanderley Batista de Santi Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.23190

Palavras-chave:

Abordagens de Estudo, Ambiente de Ensino, Preferências de Ensino, Motivação, Ensino Superior

Resumo

A busca por uma qualidade de ensino tem-se ignorado aspectos relevantes no processo de ensino aprendizagem. Assim, este estudo analisou as abordagens de estudo, percepções do ambiente acadêmico, motivação e preferências de aprendizagem dos acadêmicos em uma instituição de ensino superior localizada na região oeste do Estado do Paraná. Quanto ao método, utilizou-se de uma pesquisa de levantamento, abordagem quantitativa e natureza descritiva, as fontes de dados se deu por meio de questionário, apresentado por Ullah et al. (2011), que trata da percepção do ambiente acadêmico, preferências para diferentes tipos de curso, ensino e avaliação, motivação acadêmica e a abordagem de aprendizagem. No processo de análise utilizou-se de estatísticas descritivas, análise de confiabilidade, análise fatorial, testes de normalidade, análises de correlações, análise de agrupamentos e testes de comparativos de médias. Quanto aos resultados, verificou-se que a qualidade percebida possui um relacionamento mais forte com a abordagem profunda de estudo, preferência dos acadêmicos por cursos que tenham características de suporte de entendimento e, ainda, as variáveis habilidades, qualidade do ensino docente e recursos físicos, que fazem parte da avaliação o ambiente acadêmico, relacionam positivamente com a qualidade percebida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbosa, L. M., & Marques, K. C. M. (2018). Estilos de Aprendizagem e Desempenho de Estagiários em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 12(4), 504-526. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v12i4.1854

Biggs, J. B. (1999). Teaching for quality learning at university. Buckingham: SRHE and Open University Press.

Carvalho, L. M. C., Pereira, J. M. F., Dias, R. M. T. S., & Noronha, A. B. (2020). Estilos de Aprendizagem dos Alunos de Administração: Um Estudo Empírico Aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Administração: Ensino e Pesquisa, 21(3), 348-384.

Cordeiro, R. A., & Silva, A. B. (2012). Os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de finanças? Revista de Administração da UFSM, 5(2), 243-261. DOI: https://doi.org/10.5902/198346594541

Cortina, J. M. (1993). What is coefficient alpha? An examination of theory and application. Journal of Applied Psychology, 78, 98-104. DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.78.1.98

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2013). Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre: Artmed.

Entwistle, N. J. (1988). Approaches to learning and forms of understanding. In B. Dart, & G. Boulton-Lewis. Teaching and Learning in Higher Education: From Theory to Practice. Melbourne: Australian Council for Educational Research.

Entwistle, N. J. (1987). Motivation to learn: Conceptualizations and practicalities. British Journal of Educational Studies, 35(2), 129-148. DOI: https://doi.org/10.1080/00071005.1987.9973757

Entwistle, N. J., & Entwistle, A. (1997). Revision and the experience of understanding. In Marton, F., Hounsell, J. & Entwistle, N. J., The Experience of Learning. 2nd ed., Edinburgh: Scottish Academic Press.

Entwistle, N., & McCune, V. (2004). The Conceptual Bases of Study Strategy Inventories. Educational Psychology Review, 16, 325. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-004-0003-0

Entwistle, N. J., McCune, V., & Hounsell, J. (2002). Investigating ways of enhancing university teaching–learning environments. In E. Corte, L. Verschaffel, N. J. Entwistle, & J. Merriënboer. Powerful learning environments: Unravelling basic components and dimensions, Oxford: Pergamon. pp. 89-107.

Entwistle, N. J., & Ramsden, P. (1983). Understanding student learning. London: Croom Helm.

Entwistle, N. J., & Smith, C. A. (2002). Personal understanding and target understanding: mapping influences on the outcomes of learning. British Journal of Educational Psychology, 72(Pt 3): 321-42. DOI: https://doi.org/10.1348/000709902320634528

Entwistle, N. J., & Tait, H. (1990). Approaches to learning, evaluations of teaching, and preferences for contrasting academic environments. Higher Education, 19, pp. 169-194. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00137106

Entwistle, N., Tait, H., & McCune, V. (2000). Patterns of response to an approaches to studying inventory across contrasting groups and contexts. European Journal of Psychology of Education, 15, 33-48. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03173165

Felicetti, V. L. (2011). Comprometimento do estudante: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da educação superior. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil].

Field, A. (2009). Descobrindo a Estatística usando o SPSS. São Paulo: Artmed.

Gomes, A. R. V., Ferreira, R. M., Lima, S. L. L., & Walter, S. A. (2020). Satisfação dos acadêmicos de Ciências Contábeis: um estudo com equações estruturais. RACE – Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 19(1), 75-98. https://doi.org/10.18593/race.20220 DOI: https://doi.org/10.18593/race.20220

Hair, J. F., & Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. (6ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Kleinhans, K. A., Chakradhar, K., & Muller, S. (2015). Multigenerational perceptions of the academic work environment in higher education in the United States. High Educ, 70, 89-103. https://doi.org/10.1007/s10734-014-9825-y DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-014-9825-y

Malhotra, N. (2001). Pesquisa de marketing. (3ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Maroco, J., & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório Psicologia, 4, 65-90. DOI: https://doi.org/10.14417/lp.763

Marton, F., Hounsell, J., & Entwistle, N. J. (1997). The experience of learning (2ª ed.). Edinburgh: Scottish Academic Press.

Marton, F., & Saljo, R. (1976). On qualitative differences in learning: outcome and process. British Journal of Educational Psychology, 46, 4-11. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2044-8279.1976.tb02980.x

Marton, F., & Saljo, R. (1997). Approaches to learning. In F. Marton, J. Hounsell, & N. J. Entwistle. The experience of learning. (2ª ed.). Edinburgh: Scottish Academic Press.

McInnis, C., Griffin, P., James, R., & Coates, H. (2001). Development of the Course Experience Questionnaire (CEQ). Canberra: Department of Education, Training and Youth Affairs.

Ramsden, P. (1979). Student learning and perceptions of the academic environment. Higher Education, 8(4), 411-427. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01680529

Ramsden, P. (1991). A performance indicator of teaching quality in higher education: The course experience questionnaire. Studies in Higher Education, 16(2), 129-150. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079112331382944

Ramsden, P. (1997). The context of learning in academic departments. In F. Marton, J. Hounsell, & N. J. Entwistle. The experience of learning. (2ª ed.). Edinburgh: Scottish Academic Press.

Ramsden, P., & Entwistle, N. J. (1981). Effects of academic departments on students approaches to studying. British Journal of Educational Psychology, 51, 368-383. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2044-8279.1981.tb02493.x

Reis, L. G. D., Paton, C., & Nogueira, D. R. (2012). Estilos de aprendizagem: uma análise dos alunos do curso de ciências contábeis pelo método Kolb. Enfoque Reflexão Contábil, 31(1), 53-66. DOI: https://doi.org/10.4025/enfoque.v31i1.13853

Richardson, J. T. (2005). Students’ perceptions of academic quality and approaches to studying in distance education. British Educational Research Journal, 31, 7-27. DOI: https://doi.org/10.1080/0141192052000310001

Rocha Neto, I. V., & Leal, E. A. (2020). Metodologias ativas e a aprendizagem significativa: um estudo com alunos da disciplina de análise de custos. Revista Universo Contábil, 16(4), 50-69. DOI: https://doi.org/10.4270/ruc.2020423

Simões, M. P. A., Melo, L. S. A., Batista, F. F., & Cirne, G. M. P. (2018). Análise Relacional entre Estilos de Aprendizagem e Métodos de Ensino em um Curso de Ciências Contábeis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 6(3), 75-95. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.37337

Souza, G. H. S., Costa, A. C. S., Lima, N. C., Coelho, J. A. P. M., Santos, P. C. F. D., & Pontes Junior, J. F. V. (2013). Estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores do curso de administração. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 12(3), 9-44.

Stormon, N., Ford, P., & Eley, D. (2019). DREEM-ing of dentistry: Students’ perception of the academic learning environment in Australia. Eur J Dent Educ., 23, 35-41. https://doi.org/10.1111/eje.12384 DOI: https://doi.org/10.1111/eje.12384

Sun, H., & Richardson, J. T. E. (2016) Students’ perceptions of the academic environment and approaches to studying in British postgraduate business education. Assessment & Evaluation in Higher Education, 41(3), 384-399. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2015.1017755

Ullah, R., Iftikhar, I. H., & Yasmeen, B. N. (2014). Approaches to Learning, Perceptions of Educational Environment, Academic Motivation and Learning Preferences: Analysis of Two Universities in Pakistan. Bulletin of Education and Research, 36(2), 69-84.

Ullah, R., Richardson, J. T. E., & Hafeez, M. (2011). Approaches to studying and perceptions of the academic environment among university students in Pakistan, Compare: A Journal of Comparative and International Education, 41(1), 113-127. DOI: https://doi.org/10.1080/03057921003647065

Ullah, R., & Yasmeen, B. (2017). Environment, motivation and learning preferences: A study of higher education students in Pakistan. Paradigms, 11(1). DOI: https://doi.org/10.24312/paradigms110119

Valencia, E., & Johnson, V. (2006). Latino Students in North Carolina. Hispanic Journal of Behavioral Sciences, 28(3), 350-367. DOI: https://doi.org/10.1177/0739986306290727

Wilson, K. L., Lizzio, A., & Ramsden, P. (1997). The Development, validation and application of the course experience questionnaire. Studies in Higher Education, 22(1), 33-53. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079712331381121

Downloads

Publicado

04/29/2022

Como Citar

Gresele, W. D., Obana, R. S., & Santi, W. B. de. (2022). Abordagens de estudo e percepções do ambiente de ensino e aprendizagem em uma instituição de ensino superior brasileira. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 21(1), 7–28. https://doi.org/10.18593/race.23190

Edição

Seção

Administração