Orientação empreendedora e prática de custos na rede hoteleira do Sul brasileiro

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote
  • Sayonara Fátima Teston Universidade do Oeste de Santa Catarina - Chapecó
  • Patrick Zawadzki
  • Sandeep Kumar Gupta

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.23184

Palavras-chave:

Orientação empreendedora, Custos, Rede hoteleira

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre orientação empreendedora e prática de custos em hotéis. O material para realizar a pesquisa descritiva e relacional com abordagem quantitativa foi obtido por meio de um questionário de autopreenchimento que foi respondido pelos gestores de hotéis de 16 cidades da região Sul do Brasil. Os dados obtidos foram analisados empregando a ANOVA e análise de correlação de Spearman. Os resultados deste estudo evidenciaram que os hotéis que adotam o método de custeio baseado em atividades e formam o preço considerando os valores de mercado são os que possuem respectivamente maior orientação empreendedora. Entre as implicações práticas, acredita-se que os resultados podem auxiliar na tomada de decisões de gestão. Paralelamente, ao trabalhar com a formação do preço da diária, constata-se que os hotéis que realizam a precificação baseada nos valores de mercado são os que têm melhores práticas de custos. O estudo apresenta originalidade, pois demonstra uma atitude conservadora dos hotéis, no que se refere à assunção de riscos.

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Publicado

27-04-2020

Como Citar

Lizote, S. A., Teston, S. F., Zawadzki, P., & Kumar Gupta, S. (2020). Orientação empreendedora e prática de custos na rede hoteleira do Sul brasileiro. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 19(1), 9–28. https://doi.org/10.18593/race.23184