Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes

  • Aletéia de Moura Carpes UFSM
  • Flavia Luciane Scherer UFSM
  • Bruno de Moura Carvalho EEAR
  • Giselle de Moura Carpes UnB
  • Thiago Antonio Beuron UFSM

Resumo

Visando à exploração dos benefícios advindos da internacionalização e compreendendo a escolha do modo de entrada no território estrangeiro como uma decisão estratégica, muitas empresas optam por constituir redes de cooperação empresarial na forma de consórcios de exportação. Observando a tendência mundial de formação de redes e partindo do ponto de vista apresentado pela literatura de que esta ação se trata de uma estratégia eficiente e eficaz, questiona-se se no Brasil os consórcios estão sendo utilizados como uma ferramenta estratégica para a obtenção de inovações. Nessa via, o presente artigo, de natureza quantitativa, propõe-se a investigar, no contexto brasileiro, a correlação entre as atividades do consórcio e a aquisição de inovações a partir de levantamentos realizados com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. As análises foram realizadas por meio do Software SPSS17, sendo verificado o coeficiente de Correlação de Pearson nas relações entre consórcio de exportação e inovações tecnológicas. Os resultados apontaram que há baixa correlação entre as duas variáveis, indicando que possivelmente os consórcios de exportação não são bem explorados como ferramentas estratégicas para a obtenção de inovações.

Palavras-chave: Consórcio de exportação. Estratégia. Inovação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aletéia de Moura Carpes, UFSM
Doutoranda em Administração na UFSM.
Flavia Luciane Scherer, UFSM
Professora Adjunta na UFSM.
Bruno de Moura Carvalho, EEAR
Especialista em Aeronaves pela EEAR.
Giselle de Moura Carpes, UnB
Mestre em Botânica pela UnB.
Thiago Antonio Beuron, UFSM
Doutorando em Administração na UFSM.
Publicado
29-01-2013
Como Citar
de Moura Carpes, A., Scherer, F. L., de Moura Carvalho, B., de Moura Carpes, G., & Beuron, T. A. (2013). Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(1), 139-170. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2268