Conexões políticas das empresas por estruturas de propriedade: uma abordagem do Governo como acionista

Autores

  • Nathanael Kusch Brey UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai
  • Sílvio Parodi Oliveira Camilo
  • Rosilene Marcon UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai
  • Rodrigo Bandeira de Mello EAESP/FGV

Resumo

Com o crescente interesse da literatura econômica sobre o ativismo do Governo, percebe-se que, de maneira mais intensiva, este passa a influenciar a atividade produtiva e econômica no Brasil. Sob a integração de duas correntes teóricas, a teoria da estratégia política corporativa e a teoria de agência, este estudo procura discutir os efeitos das conexões políticas por meio da estrutura de propriedade e a presença do Governo como acionista. O objetivo principal deste ensaio teórico é discutir a relevância de estruturas de propriedade conectadas politicamente por meio de sua estrutura de propriedade, principalmente quando o Governo toma parte desta estrutura como acionista para a mensuração do desempenho econômico-financeiro, de mercado e alavancagem. Entre as duas teorias analisadas, existe um ponto de convergência, que é quando o governo é personificado como acionista dentro de uma estrutura de propriedade, pois tanto a teoria de agência como a teoria de estratégia política corporativa tem suas premissa quando se trata da relação da empresa como o governo.

Palavras-chave: Estrutura de propriedade. Conexões políticas. Governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathanael Kusch Brey, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai

Professor do Curso de Processos Gerencias da Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul, Mestre em Administração pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai.

Sílvio Parodi Oliveira Camilo

Doutor em Administração pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai

Rosilene Marcon, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajai

Professora Titular do PPGA/UNIVALI, Doutora em Engenharia da Produção pela UFSC.

Rodrigo Bandeira de Mello, EAESP/FGV

Doutor em Engenharia da Produção, Professor da EAESP/FGV.

Downloads

Publicado

19-08-2015

Como Citar

Brey, N. K., Oliveira Camilo, S. P., Marcon, R., & Mello, R. B. de. (2015). Conexões políticas das empresas por estruturas de propriedade: uma abordagem do Governo como acionista. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 11(2), 319–350. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2232