Contribuição do T-Gov à gestão do conhecimento

  • Jéssica Mota Unoesc
  • Airton Zancanaro
  • Israel Honorino Nunes
  • Roberto Martins Silveira
  • Francisco Antonio Pereira Fialho UFSC

Resumo

O governo eletrônico (T-Gov) tem buscado consolidar sua atuação oferecendo ao cidadão melhoria da gestão interna, mediante a integração com parceiros e fornecedores. Para atender a essas expectativas, uma infraestrutura de rede cuja finalidade é compartilhar o conhecimento e a experiência dos diferentes órgãos públicos está sendo criada na prestação dos serviços. Diante desse contexto, almeja-se um melhor atendimento ao cidadão por intermédio do acesso às novas tecnologias. O intuito é oferecer-lhe informação e serviços governamentais de melhor qualidade. Com isso, espera-se ampliar suas ações. Sem a preocupação de esgotar o tema, o presente artigo enseja discutir qual seria a contribuição do T-Gov na gestão do conhecimento. Desse modo, para a pesquisa propriamente dita, realizou-se um levantamento na literatura especializada, a fim de obter maiores informações acerca do assunto. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A princípio, serão comentados, de forma breve, a definição do conhecimento e os tipos de conhecimento - tácito e explícito -, conforme a visão de Nonaka e Takeuchi (1997). Assuntos como a gestão do conhecimento, seus conceitos e evolução da GC também serão tratados. Por fim, apresenta-se uma abordagem sobre a mídia, os tipos de mídia mais utilizados na atualidade, a contribuição do T-Gov para a gestão do conhecimento, gestão pública no contexto da gestão do conhecimento, governo eletrônico e a TV digital.

Palavras-chave: Governo eletrônico. Gestão pública. Gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Mota, Unoesc
Graduada e Especialista em Direito, Mestranda/EGC/UFSC,
Airton Zancanaro
Graduado em Bacharel em Ciências da Computação, Mestrando/EGC/UFSC e Bolsista CAPES
Israel Honorino Nunes
Graduado em Economia, Doutorando/EGC/UFSC.
Roberto Martins Silveira
Graduado em Ciências Contábeis, Doutorando/EGC/UFSC.
Francisco Antonio Pereira Fialho, UFSC
Graduado em Psicologia, Doutor, UFSC, Campus Reitor João David Ferreira Lima - Trindade – CEP 88040-970 - Florianópolis/SC - Professor da UFSC.
Publicado
08-11-2010
Como Citar
Mota, J., Zancanaro, A., Nunes, I. H., Silveira, R. M., & Pereira Fialho, F. A. (2010). Contribuição do T-Gov à gestão do conhecimento. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 8(2), 355-372. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/208