Satisfação dos acadêmicos de Ciências Contábeis: um estudo com equações estruturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.20220

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Metodologias de ensino, Desempenho do Curso, Qualidade do ensino, Satisfação dos acadêmicos

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar quais atributos influenciam a Satisfação geral dos acadêmicos do Curso de Contabilidade. Dessa forma, o referencial teórico utilizado para embasamento consistiu na satisfação dos estudantes e nas metodologias de ensino em Ciências Contábeis. Posteriormente, foi elaborado um background teórico para fundamentar a construção de nove hipóteses. Quanto à metodologia, a pesquisa é caracterizada pela abordagem quantitativa do tipo survey, com a coleta de dados obtidos de fonte primária, por meio da aplicação de questionários com escala Likert. A amostra da pesquisa é composta por 368 respondentes, acadêmicos dos Cursos de Ciências Contábeis matriculados em uma instituição de ensino superior privada situada na região Oeste do Estado do Paraná. Por fim, verificou-se que entre as categorias de análise propostas, todas demonstraram influência nos referidos constructos e, de forma positiva, exceto a Aprendizagem e o Desempenho pessoal. Além disso, identificou-se que os aspectos voltados à Qualidade do ensino/Desempenho do Curso, bem como os aspectos voltados ao Relacionamento com os professores são os que impactam a Satisfação geral com o Curso na percepção dos acadêmicos. Com isso, os achados evidenciaram a importância de uma percepção elevada sobre a Qualidade do ensino/Desempenho do Curso, na medida que impacta significativamente na Satisfação geral do acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adhmir Renan Voltolini Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria (Inbrape). Graduado em Administração pela União Educacional de Cascavel. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Governança Corporativa, Divulgação Financeira, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa.

Rafael Maximiano Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria pelo Centro Universitário Univel. Graduado em Ciências Contábeis pela União Educacional de Cascavel (UNIVEL). Atualmente é Professor Universitário do Centro Universitário UNIVEL e Contador da empresa Germano Zeni Veículos Ltda (Zeni Motors - Toyota). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Impostos e Taxas, Ativos Intangíveis, Capital Intelectual, Controladoria e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Samuel Lyncon Leandro de de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o Mestrado. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças e do Grupo de Pesquisa em Modelos Econométricos Aplicados à Pesquisa Contábil, ambos do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Contabilidade Financeira, Divulgação Financeira, Governança Corporativa, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração e Mestrado Acadêmico em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) - Curso de Mestrado em Administração - e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC) - Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC) no período de 2010 a 2013. Doutora em Administração pela PUCPR ? Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela FURB ? Blumenau (SC). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade (UNIOESTE). Professora e Coordenadora no Curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Leciona disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Estratégias Organizacionais. Estuda preferencialmente o Ensino e a Pesquisa em Administração e Contabilidade (teorias, metologias e pesquisa), além de Strategy as Practice aliada a Teoria Institucional. Desenvolve pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão equações estruturais e outras técnicas multivariadas) e de análise de redes sociais, como qualitativos com apoio de software (ATLAS ti). Na área de Ensino e Pesquisa . Foi Líder do Tema de Formação do Professor e do Pesquisador (Período de 2011/2012) e Líder do Tema 2 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos (Período de 2013 a 2017) da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) , tendo recebido prêmios na Área de Educação e Pesquisa. Avaliadora de eventos e periódicos científicos. Autora de diversos artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos. Foi Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 no período de 2013/2015 e coordenadora de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. E-mail: silvanaanita.walter@gmail.com 

Referências

Andere, M. A., & Araújo, A. M. P. (2008). Aspectos da formação do professor de ensino superior de Ciências Contábeis: Uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade e Finanças, 19(48), 91-102.

Azevedo, C. E. F, Oliveira, L. G. L, Abdalla, M. M., Gonzalez, R. K., Ribeiro, A. J. G., & Holperin, M. M. (2012). Por que Finanças? Avaliando o interesse dos estudantes de graduação em administração pela área de finanças. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 13(6).

Babbie, E. (1999). Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: UFMG.

Beck, F., & Rausch, R. B. (2014). Fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem na percepção de discentes do curso de ciências contábeis. Contabilidade Vista & Revista, 25(2), 38-58.

Browne, B. A., Kaldenberg, D. O., Browne, W. G., & Brown, D. J. (1998). Student as customer: Factors affecting satisfaction and assessments of institutional quality. Journal of Marketing for Higher Education, 8(3), 1-14.

Burney, L. L., Henle, C. A., & Widener, S. K. (2009). A path model examining the relations among strategic performance measurement system characteristics, organizational justice, and extra-and in-role performance. Accounting, Organizations and Society, 34(3), 305-321.

Calvo, R. A., Markauskaite, L., & Trigwell, K. (2010). Factors affecting students’ experiences and satisfaction about teaching quality in engineering. Australasian Journal of Engineering, 16, 325-338.

Carvalho, R. J. F. (2009). Os factores determinantes da satisfação dos alunos de mestrados de continuidade (Dissertação de mestrado). Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, Portugal.

Cavalcante, C. H. L., & Santos, P. A., Jr. (2013). Fatores que influenciam o desempenho escolar: A percepção dos estudantes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS—Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Revista Liberato, 14(21), 29-50.

Chiquoine, B., & Hjalmarsson, E. (2009). Jackknifing stock return predictions. Journal of Empirical Finance, 16(5), 793-803.

Coda, R. & Silva, D. (2004). Sua escola de Administração é uma excelente escola para se estudar? Descobrindo dimensões da satisfação de alunos em cursos de Administração: Uma contribuição metodológica. Anais do Encontro da Anpad, Curitiba, 28.

Corrar, L. J., Paulo, E., & Dias, J. M., Filho. (2007). Análise multivariada: Para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas.

Costa, A. Q., Chaves, A. N. P., & Pinheiro, V. L. F. (2013). A grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis e os resultados institucionais no ENADE: Um estudo nas disciplinas da área da contabilidade financeira e de orçamento. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 6(3), 127-145.

Dal Vesco, D. G. (2006). O ensino de contabilidade no Brasil. CAP Accounting and Management, 1(1), 80-84.

Dobransky, N. D., & Frymier, A. B. (2004). Developing teacher—student relationships through out of class communication. Communication Quarterly, 52, 211-223.

Duong, M. Q. (2015). The factors influencing student satisfaction in Vietnamese higher education. International Research in Education, 4(1), 27-38.

Ferraz J. J., Souza, M. J. B., & Verdinelli, M. A. (2007). Percepção da imagem e satisfação em egressos universitários: Uma análise correlacional. Anais do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária da América do Sul, Mar del Plata, Argentina, 7.

Finger, A. B. (2000). A qualidade dos cursos de mestrado em administração: Uma avaliação pela percepção discente (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, 18(1), 39-50.

Geladi, P., & Kowalski, B. R. (1986). Partial least-squares regression: A tutorial. Analytica chimica acta, 185, 1-17.

Gomes, G., Dagostini, L., & da Cunha, P. R. (2013). Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Estudo em uma faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Administração e Economia, 4(2), 102-123.

Gonçalves, C., Filho, Guerra, R. S., & Moura, A. (2003). Mensuração de satisfação, qualidade, lealdade, valor e expectativa em instituições de ensino superior: Um estudo do modelo ACSI através de equações estruturais. Anais do Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, Atibaia, 27.

Guolla, M. (1999). Assessing the teaching quality to student satisfaction relationship: Applied customer satisfaction research in the classroom. Journal of Marketing Theory and Practice, 7(3), 87-97.

Hair, J. F., Jr., Babin, B., Money, A. H., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.

Hair, J. F., Jr., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. (6ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Hermans, C. M., Haytko, D. L., & Mott-Stenerson, B. (2009). Student Satisfaction in Web-Enhanced Learning Environments. Journal of instructional pedagogies, 1.

Holt, J. (1982). How children fail. New York: Delta.

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Borba, J. A., & Brasil, M. L. A. V. (2014). Satisfação dos acadêmicos com o curso de Ciências Contábeis: Um estudo em Instituições de ensino superior privadas. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(3), 407-431.

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., & Lana, J. (2011). Satisfação dos alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu: Um estudo através da modelagem em equações estruturais. Anais do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária de América do Sul, Florianópolis, 11.

Mainardes, E. W., & Domingues, M. J. C. S. (2010). Satisfação de estudantes em administração de Joinville/SC. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 4(2).

Malhotra, N. K. (2006). Pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.

Mark, E. (2013). Student satisfaction and the customer focus in higher education. Journal of Higher Education Policy and Management, 35(1), 2‐10.

Marks, R. B. (2000). Determinants of student evaluations of global measures of instructor and course value. Journal of Marketing Education, 22(2), 108-119.

Marzo-Navarro, M., Pedraja-Iglesias, M., & Rivera-Torres, M. (2005). Measuring customer satisfaction in summer courses. Quality Assurance in Education, 13(1), 53-65.

Maureira, O. (2004). El liderazgo factor de eficacia escolar, hacia un modelo causal. REICE—Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2(1).

Morais, J. J. S., Santos, C. M. L. D., & Soares, T. A. S. (2004). Ensino da Contabilidade: Uma análise crítica. Pensar Contábil, 6(24), 12-16.

Nogueira, D. R. (2009). O impacto do estilo de aprendizagem no desempenho acadêmico: Um estudo empírico com alunos das disciplinas de contabilidade geral e gerencial na educação à distância (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Oliveira, L. C. G., Macêdo, J. M. A., Lira, I. A., & Pessoa, L. G. D. S. B. (2012). Metodologias de Ensino Superior: Uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande—Campus de Sousa-PB. SINERGIA—Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 15(1), 37-50.

Paswan, A. K., & Young, J. A. (2002). Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education, 24(3), 193-202.

Pinto, P. S. B., Paula, M. M. D., & Gomes, J. S. (2011). Metodologia do ensino: Uma análise da percepção dos alunos frente a diferentes formas de ensino. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 6(3).

Quevedo-Silva, F., Lima-, D. O., Filho, Sauer, L., & Reinert, J. N. (2012). Fatores discriminantes no grau de satisfação de estudantes de Administração. Revista de Economia e Administração, 11(1), 28-45.

Sauaia, A. C. A. (1995). Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas: Contribuições para a educação gerencial (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Souki, G. Q., & Pereira, C. A. (2004). Satisfação, motivação e comprometimento de estudantes de administração: Um estudo com base nos atributos de uma instituição de ensino superior. Anais do Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, 28.

Sousa, W. D., Nossa, V., Nascimento, J. C. H. B., & Teixeira, A. M. C. (2017). Percepção de Qualidade do Curso de Ciências Contábeis: A Validação do Course Experience Questionaire com Estudantes Brasileiros. Enfoque Reflexão Contábil, 36(2), 59-75.

Trigwell, K. (2005). Teaching-research relations, cross-disciplinary collegiality and student learning. Higher Education, 49, 235-254.

Tucker, B., Jones, S., & Straker, L. (2008). Online student evaluation improves Course Experience Questionnaire results in a physiotherapy program. Higher Education Research & Development, 27(3), 281-296.

Verdinelli, M. A., Souza, M. J. B. D., & Tomio, J. L. (2009). Análise da relação entre a imagem institucional e a satisfação dos alunos para subsidiar o marketing educacional. Anais do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária de América do Sul, Florianópolis, 9.

Vieira, K. M., Milach, F. T., & Huppes, D. (2008). Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: Um estudo no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças—USP, 19(48), 65-76.

Walter, S. A. (2006). Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino superior (Dissertação de mestrado). Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

Walter, S. A., Tontini, G., & Domingues, M. J. C. S. (2005). Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. Anais do Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, Brasília, DF, 29.

Washbush, J., & Gosenpud, J. (1993). The relationship between total enterprise simulation performance and learning. Developments in Business Simulation and Experiential Learning, 20.

Wilhelm, W. B. (2004). The relative influence of published teaching evaluations and other instructor attributes on course choice. Journal of Marketing Education, 26(1), 17-30.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Gomes, A. R. V., Ferreira, R. M., de Lima, S. L. L. de, & Walter, S. A. (2020). Satisfação dos acadêmicos de Ciências Contábeis: um estudo com equações estruturais. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 19(1), 75–98. https://doi.org/10.18593/race.20220

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)