Percepções de estudantes e egressos do ensino médio sobre o curso de Ciências Contábeis: uma análise sob a ótica dos estereótipos da profissão

  • Jucellia Paulista de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Talles Vianna Brugni FUCAPE Business School
Palavras-chave: Estereótipos, Ciências Contábeis, Estudantes

Resumo

Este estudo teve o objetivo de conhecer e analisar as percepções de estudantes e egressos do Ensino Médio com relação à Graduação em Ciências Contábeis sob a ótica de estereótipos associados à profissão. O estudo ocorreu mediante a aplicação de questionários aos indivíduos componentes da amostra, presentes no evento Mostra de Profissões/Mostra Sua UFMG, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em um cursinho preparatório de vestibular localizado no Município de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, o questionário também foi disponibilizado on-line na plataforma do Google Drive. A partir da análise dos dados, realizada por meio da construção de tabelas e análises de frequência, constatou-se um desconhecimento dos respondentes sobre vários aspectos inerentes ao Curso e à profissão contábil. No que diz respeito aos estereótipos apontados na literatura, este trabalho não encontrou outro senão aquele que relaciona a Contabilidade à Ciência Exata, e uma parcela considerável dos indivíduos ainda vincula a principal tarefa do Contador ao cálculo do imposto de renda. Ressalta-se, desse modo, a necessidade de as escolas que possuem o Ensino Médio fornecerem informações adequadas a respeito das carreiras pretendidas pelos alunos, bem como estimularem a participação destes em eventos como a Mostra de Profissões realizada pela UFMG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucellia Paulista de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Talles Vianna Brugni, FUCAPE Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP

Pós-Doutor em Finanças pela PUC-RIO

Professor Associado da  FUCAPE Business School

Referências

Atkinson, A. A., Kaplan, R. S., & Matsumura, E. M. (2000). Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas.

Azevedo, R. F. L. (2010). A percepção pública sobre os contadores: Bem ou mal na foto? (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Azevedo, R. F. L., & Cornachione, E. B., Jr. (2012, janeiro/março). Ética profissional contábil: Uma análise visual da percepção pública. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 6(1), 19-37. doi:10.17524/repec.v6i1.237

Baccega, M. A. (1998, setembro/dezembro). O estereótipo e as diversidades. Comunicação & Educação, 5(13), 7-14. doi:10.11606/issn.2316-9125.v0i13p7-14

Bosi, E. (1992, março). Entre a opinião e o estereótipo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, 32, 111-118.

Cernusca, L., & Balaciu, D. E. (2015). The perception of the accounting students on the image of the accountant and the accounting profession. Journal of Economics and Business Research, 21(1), 7-24.

Conselho Federal de Contabilidade. (2019). Prerrogativas de Contadores e Técnicos em Contabilidade. Recuperado de https://cfc.org.br/

Coutinho e Silva, A. H., & Silva, E. G. R. da (2012). Percepção dos Estudantes de Ciências Contábeis do Rio de Janeiro sobre o estereótipo do profissional de Contabilidade no período após a adoção do IFRS. Anais do Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis—AdCont, Rio de Janeiro, 3.

Decreto-Lei 9.295 (1946).

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. (2013). Estereótipo. Recuperado de http://www.priberam.pt/dlpo/estere%c3%b3tipo

FGV On-line. (2019). Recuperado de https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwjDkO2i6NXlAhW8GLkGHZ6rCx4QFjAAegQIAxAC&url=http%3A%2F%2Fead2.fgv.br%2Fls5%2Fcentro_rec%2Fdocs%2Fo_caso_enron_papel_auditorias.doc&usg=AOvVaw2ND8qyKg2tFKPiTjoS9TnL

Galvão, N. M. S, (2016). Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 4(2), 40-53. doi:10.18405/recfin20160203

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4ª ed.). São Paulo: Atlas.

Granlund, M., & Lukka, K. (1997). From bean-counters to change agents: the Finnish management accounting culture in transition. The Finnish Journal of Business Economics, 1(3), 213-255.

International Federation of Accountants. (2016). Handbook of International Education Pronouncements 2015 Edition. Recuperado de http://www.ifac.org

Iucídibus, S., & Marion, J. C. (2002). Introdução à Teoria da Contabilidade. (6ª ed.). São Paulo: Atlas.

Leal, E. A., Miranda, G. J., Araújo, T. S., & Borges, L. F. M. (2014, janeiro/abril). Estereótipos na Profissão Contábil: A opinião de estudantes e do público externo no Triângulo Mineiro. Contabilidade, Gestão e Governança, 17(1), 134-153, jan./abr.

Mbawuni, J. (2015). Examining Students' Feelings and Perceptions of Accounting Profession in a Developing Country: The Role of Gender and Student Category. International Education Studies, 8(6), 9-23.

Miranda, C. S., Miranda, R. A. de M., & Araujo, A. M. P. (2013, janeiro/abril). Percepções dos Estudantes do Ensino Médio sobre o Curso de Ciências Contábeis e as Atividades do Profissional Contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 3(1), 17-35. doi:10.18028/rgfc.v3i1.105

Miranda, V. de L., & Faria, J. A. de. (2016). Caricaturas e Estereótipos do Contador: Como a imagem do profissional de contabilidade vem sendo veiculada em um jornal de grande circulação no Brasil? RACE, Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 15(3), 1087-1116. doi:10.18593/race.v15i3.9807

Moreira, R. L., Encarnação, L. V., Bispo, O. N. A., Colauto, R. D., & Angotti, M. (2013). A importância da informação contábil no processo de tomada de decisão nas micro e pequenas empresas. Revista Contemporânea de Contabilidade, 10(19), 119-140. doi:10.5007/2175-8069.2013v10n19p119

Moura, M. F., Pereira, N. A., Miranda, G. J., & Medeiros, C. R. O. (2016). Herói ou Vilão? Mudanças no Estereótipo dos Contadores na Produção Cinematográfica. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade, 4(14), 129-147.

Rebellato, C. A., Nascimento, S., & Rodniski, C. M. (2017). Percepção dos Discentes e Docentes Acerca do Estereótipo da Profissão Contábil. Anais do Seminário de Iniciação Científica, Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e Mostra Universitária, Joaçaba, 1.

Silva, C. A. T. (2007). Contabilidade. Florianópolis: UFSC.

Silva, D. J. M. (2018). Mulheres na contabilidade: Os estereótipos socialmente construídos sobre a contadora (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Splitter, K., & Borba, J. A. (2014, abril/junho). Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador: Um estudo baseado na teoria dos Estereótipos. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 8(2), 126-141. doi:10.17524/repec.v8i2.1027.

Vaivio, J., & Kokko, T. (2006). Counting Big: Re-examining the Concept of the Bean Counter Controller. The Finnish Journal of Business Economics, 10(1), 49-74.

Vicente, C. C. da S., & Machado, M. J. (2010). A imagem dos contabilistas: Diferenças e factores que as determinam. Anais da Conferência: Innovación y responsabilidad: Desafios y soluciones. Coimbra, Portugal, 1.

Wells, P. K. (2015). New Zealand high school students’ perception of accounting: How and why those perceptions were formed. Accounting Education, 24(6), 461-479.

Publicado
27-04-2020
Como Citar
Almeida, J. P. de, Avelino, B. C., & Brugni, T. V. (2020). Percepções de estudantes e egressos do ensino médio sobre o curso de Ciências Contábeis: uma análise sob a ótica dos estereótipos da profissão. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 19(1), 127-152. https://doi.org/10.18593/race.20124