Adoção de “Gestão Estratégica” por uma empresa distribuidora de derivados de petróleo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.19715

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Gestão estratégica, Intervenção organizacional, Profissionalização da gestão

Resumo

A perenidade das organizações somente é possível com a adoção de ferramentas e técnicas de administração adequadas, capazes de responder rapidamente às mudanças e necessidades do mercado. Em razão disso, teve-se o objetivo de explorar as características da gestão de uma empresa distribuidora de derivados de petróleo com vistas à adoção de uma “gestão estratégica”, sob o método relato técnico-científico. Durante o estudo, constatou-se que a gestão realizada por alguns dos socioproprietários fundadores não conta com ferramentas e técnicas que permitam que sucessores ou outros colaboradores possam atuar sem a participação destes e inovem frente às mudanças do mercado. Diante das constatações, duas intervenções foram propostas: a adoção de um modelo de desempenho organizacional com uso de diversos indicadores de gestão, e o uso da ferramenta Canvas, a qual permite descrever, analisar e projetar modelos de negócios relacionados ou não com algum tipo de estratégia ou gerenciamento já realizado, ambas aplicadas conferindo à empresa uma “gestão estratégia”.

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Biografia do Autor

Luciano Maldonado Felipe, UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Bacharel em Administração de Empresas (TOLEDO/2000), com MBAs em Gestão de Negócios (IESPP/2001), Marketing e Vendas (TOLEDO/2006), Controladoria e Finanças (TOLEDO/2009) e, Mestrando em Administração de Empresas. Professor de Graduação de Administração - Univel e Pós Graduação em Administração - ESPP . Administrador do Hospital Uopeccan – Cascavel – PR.

Claudio Antonio Rojo, UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor Associado da UNIOESTE, onde ministra Planejamento Estratégico na graduação e Cenários Estratégicos e Competitivos no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado em Contabilidade. De vendedor e supervisor de vendas, logo no início da carreira buscou se aprofundar na administração geral de empresas. Tem experiência como administrador público e privado. Foi diretor administrativo-financeiro no setor público, professor, coordenador e diretor de IES privada. Consultor e Palestrante de Administração nos seguintes temas: planejamento estratégico, competitividade, cenários, finanças pessoais e empreendedorismo. Professor dos cursos MBA em Gestão Estratégica, MBA em Business Inteligence e MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria da UNIOESTE, Campus Cascavel - Paraná. Em março de 2010 publicou, juntamente com outros colegas pesquisadores, os livros: - Gestão de Ativos Intangíveis - da mensuração à competitividade por cenários, pela editora Atlas e Finanças Pessoais: o ouro do conhecimento de todos os tempos (kindle edition AMAZON.COM) em português, inglês, italiano e mandarim. Em 2014 publicou o livro Investimento em ações SMALL CAPS - Cenários do Mercado Brasileiro nas versões impressa e kindle e-book. Em 2015 participou do e-book: Educação e gestão ambiental: sustentabilidade em ambientes competitivos, convidado por colegas professores.

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Publicado

16-12-2019

Como Citar

Felipe, L. M., & Rojo, C. A. (2019). Adoção de “Gestão Estratégica” por uma empresa distribuidora de derivados de petróleo. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 18(3), 503–520. https://doi.org/10.18593/race.19715