PESQUISA CIENTÍFICA NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS PRINCIPAIS JOURNALS ENTRE 1987 E 2011

  • Fernando de Oliveira Santini Faculdades Senac Porto Alegre; Faculdade da Serra Gaúcha; Doutorando PPGA/PUC-RS
  • Claudio Hoffmann Sampaio Ppga/PUC-RS
  • Marcelo Gattermann Perin Ppgad/PUC-RS
  • Rafael Mendes Lübeck Faculdades Senac Porto Alegre

Resumo

O propósito deste trabalho foi revisar as metodologias nos artigos publicados nos principais journals da área de Desenvolvimento de Produtos nos últimos 22 anos. No que diz respeito aos métodos foi realizada uma desk research que consiste em uma técnica de análise de dados secundários na qual foram analisadas a natureza dos estudos realizados, a apresentação e relevância do problema de pesquisa, a apresentação e discussão do desenho de pesquisa, os tipos de dados utilizados, assim como a forma e a apresentação dos resultados. Estes apontam a predominância de estudos do tipo survey de natureza causal e a descrição de hipóteses ou pressupostos. Quanto às questões relacionadas ao desenho de pesquisa, os resultados demonstram uma definição da operacionalização das variáveis, da mesma forma que da descrição dos procedimentos metodológicos adotados. Observou-se, também, o predomínio da utilização de um método. Por fim, a forma de apresentação dos resultados demonstrou consistência em relação à exposição da validade nomológica.

Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos. Análise metodológica. Estudos bibliométricos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Oliveira Santini, Faculdades Senac Porto Alegre; Faculdade da Serra Gaúcha; Doutorando PPGA/PUC-RS
Está cursando Doutorado em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e Universidade de Caxias do Sul - UCS, possui mestrado em Administração pela PUC/RS (2008) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Gradução da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e da Faculdade SENAC/RS. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing da Relacionamento da FSG. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, gestão e estratégia.
Claudio Hoffmann Sampaio, Ppga/PUC-RS
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Entre os temas mais abordados nas principais publicações nacionais e internacionais estão: comportamento do consumidor, inovação, orientação para o mercado, lealdade, performance empresarial. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de marketing e de estratégia, consultor ad hoc de agências de fomento, revisor dos principais congressos e revistas de administração.
Marcelo Gattermann Perin, Ppgad/PUC-RS
possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), especialização em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e pós-doutorado em Marketing pela Universidad de Murcia (2009). Atualmente é professor titular nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: orientação para mercado, orientação para aprendizagem, marketing estratégico, inovação e performance organizacional.
Rafael Mendes Lübeck, Faculdades Senac Porto Alegre
Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac-RS. Atualmente é professor/pesquisador na Faculdades Senac Porto Alegre trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor, marketing e inovação. Atua também como professor de graduação e pós-graduação na área de Administração e de Marketing nas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é revisor do Journal of Research in Economics and International Finance. Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.
Publicado
07-07-2014
Como Citar
Santini, F. de O., Sampaio, C. H., Perin, M. G., & Lübeck, R. M. (2014). PESQUISA CIENTÍFICA NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS PRINCIPAIS JOURNALS ENTRE 1987 E 2011. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(2), 573-606. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1801