Mapeamento e desenvolvimento de competências: Um estudo de caso nos cargos administrativos do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC

  • Monica Scoz Mendes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gabriela Mattei de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Competências, Mapeamento de competências, Desenvolvimento de competências, Gestão por competências

Resumo

O modelo de gerenciamento por competências visa ao fortalecimento da gestão e ao desenvolvimento dos seus recursos humanos. Neste artigo, verificou-se se as capacitações oferecidas pela UFSC relacionam-se com as competências requeridas aos cargos de Auxiliar em Administração, Assistente em Administração e Administrador do seu Departamento de Cultura e Eventos. Foram mapeadas as competências necessárias a cada cargo, assim como aquelas requeridas pelas atividades realizadas, mapeando o gap entre elas e então relacionando esse gap com as capacitações oferecidas pela UFSC. O presente artigo apresenta natureza aplicada, de abordagens qualitativa e descritiva, além de ser um estudo de caso. Para a coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica, além da pesquisa documental e entrevistas. Ao final deste estudo, evidenciou-se o relacionamento entre as capacitações oferecidas pela UFSC e as competências requeridas aos cargos, e foram identificadas e inventariadas as competências que ainda carecem de capacitações.

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Publicado
27-08-2019
Como Citar
Scoz Mendes, M., Mattei de Souza, G., Benetti Tonani Tosta, K. C., & Baptista Lopez Dalmau, M. (2019). Mapeamento e desenvolvimento de competências: Um estudo de caso nos cargos administrativos do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 18(2), 299-320. https://doi.org/10.18593/race.17627