A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011

  • Julio Cezar Mairesse Siluk UFSM
  • Kelen Franciane Scherolt Marques UFSM

Resumo

A inovação passou a ser reconhecida como fator essencial para a competitividade das organizações, passando a fazer parte da estratégia ligada diretamente ao desempenho organizacional. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar aspectos que contribuem para a gestão da inovação, definindo um cenário dessas empresas, esboçando um panorama atual da capacidade de inovação dos varejistas, identificando a relevância, fatores relacionados à inovação, ações estratégicas, barreiras e benefícios conquistados. Quanto aos procedimentos, a pesquisa se caracteriza como bibliográfico-descritiva e, quanto à natureza, quantitativa, sendo um estudo de caso de caráter exploratório, tentando definir comportamentos e tendências em relação à gestão da inovação nessas empresas. A pesquisa foi realizada durante a feira Expoagas 2011, em uma mostra aleatória de cem gestores de empresas expositoras, no Estado do Rio Grande do Sul, aplicada por meio de questionário fechado, construído a partir do Diagnóstico do Núcleo de Inovação e Competitividade – Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a fim de verificar a gestão da inovação relativa ao modo como as empresas a utilizam e praticam no varejo, obtendo um cenário de como se encontra a gestão da inovação no varejo do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados permitem obter um diagnóstico da gestão da inovação e do potencial inovador dessas empresas; verificar a posição dos gestores em relação à inovação; identificar algumas carências no processo e direcionar propostas de ações, de modo a saná-las. Além disso, há um bom nível de satisfação em relação às iniciativas inovadoras utilizadas que oferecem retorno.

Palavras-chave: Gestão do varejo. Gestão estratégica. Inovação organizacional. Competitividade empresarial. Diagnóstico organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cezar Mairesse Siluk, UFSM
Administrador; Doutor em Engenharia de Produção; Coordenador do Núcleo de Inovação e Competitividade - NIC da UFSM; Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Publicado
11-09-2012
Como Citar
Siluk, J. C. M., & Marques, K. F. S. (2012). A gestão da inovação no varejo do RS: um estudo de caso com os empresários da expoagas 2011. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 10(2), 313-336. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1541