Investigating the level of financial literacy of university students

  • Israel José dos Santos Felipe Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais -DECEG/ICSA http://orcid.org/0000-0001-8608-0029
  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG
  • Túlio Queiroz Lana Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG

Resumo

Abstract

Considering that the quality of financial decisions taken by individuals depends on their financial knowledge, abilities and attitudes, it is possible to state that the well-being of a population depends on how financially literate it is. In this context, the aim of this study was to measure the financial literacy level of university students in north of Mexico. The research method used was the survey and the data collected were analyzed using the structural equation modeling technique. As results, it was possible to confirm that financial attitudes of university students of north of Mexico influence their financial behavior. However, it was not confirmed that financial knowledge of these students impacts their financial behavior. As a high relationship between financial attitudes, financial behavior and financial knowledge of analyzed individuals was not found, it is concluded that the level of financial literacy of university students in the north of Mexico is low. It implies in the necessity to invest in financial literacy programs that could help this population to better manage their resources, what would certainly impact on its savings and consumption decisions, and retirement planning.

Keywords: Financial Literacy. Financial Education. Structural Equation Modeling. Mexican Students.

 

Investigando o nível de alfabetização financeira de estudantes universitários 

Resumo

Considerando que a qualidade das decisões financeiras tomadas pelos indivíduos depende de seus conhecimentos, habilidades e atitudes financeiras, é possível afirmar que o bem-estar de uma população depende do quão financeiramente alfabetizada ela é. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi mensurar o grau de alfabetização financeira dos estudantes universitários do norte do México. O método de pesquisa utilizado foi a survey e os dados coletados foram analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Como resultados, foi possível confirmar que as atitudes financeiras dos universitários do norte do México influenciam seu comportamento financeiro. Todavia, não se confirmou que o conhecimento financeiro desses estudantes impacta seu comportamento financeiro. Como não se encontrou uma forte relação entre os conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros dos indivíduos analisados, conclui-se que o nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários do norte do México é baixo. Isso implica na necessidade de investir em programas de alfabetização financeira para auxiliar essa população a melhor gerir seus recursos, o que certamente irá impactar em suas decisões de poupança e consumo, assim como em seu planejamento de aposentadoria.

Palavras-chave: Alfabetização financeira. Educação financeira. Modelagem de equações Estruturais. Estudantes mexicanos.

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Biografia do Autor

Israel José dos Santos Felipe, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais -DECEG/ICSA

Professor Assistente do Curso de Administração

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG

Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais -DECEG

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

 

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG
Doutor e Mestre em Ciências pelo Programa de Administração de Organizações da Universidade de São Paulo (FEARP/USP); Vice-Diretor do Instituto de Ciências Sociais - ICSA/UFOP; Professor Adjunto do Curso de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto.
Túlio Queiroz Lana, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG.

 

 

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Publicado
13-12-2017
Como Citar
Felipe, I. J. dos S., Ceribeli, H. B., & Lana, T. Q. (2017). Investigating the level of financial literacy of university students. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 16(3), 845-866. https://doi.org/10.18593/race.v16i3.13458