Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação

  • Júlio Cesar Pereira da Silva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Marcos Antônio Martins Lima Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Resumo

Resumo

Neste estudo objetivou-se analisar a aprendizagem empreendedora dos gestores de Tecnologia da Informação (TI) da região metropolitana de Fortaleza, CE. Foi adotado o modelo de Politis (2005). Usou-se o método qualitativo de natureza descritiva. Para a sua execução, foi realizada entrevista com 10 gestores de TI, com apoio de um questionário semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o método de Análise de Conteúdo de natureza temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a aprendizagem empreendedora tem papel de meio, contínuo e experiencial na formação em negócios do gestor de TI, isso porque as experiências prévias em negócios foram sendo aprimoradas no modo contínuo de novas experiências empresariais, nos seus primeiros empreendimentos, trabalhando nestes e, em seguida, nos de terceiros. Os dois modos de transformação de experiências de carreira empreendedora, tanto o exploitation (conhecimentos preexistentes) quanto o exploration (novas possibilidades) influenciam e aprimoram o desenvolvimento dos conhecimentos em negócios do gestor de TI.

Palavras-chave: Aprendizagem empreendedora. Gestores. Tecnologia da Informação.

 

Entrepreneurial learning: study with managers of Information Technology

Abstract

 

This study aimed to analyze the entrepreneurial learning of managers of Information Technology in the metropolitan area of Fortaleza, CE. Politis model was adopted (2005). The research used the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, an interview was held with ten Information Technology managers, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has role of medium, continuous and experiential in the training in IT business manager, because previous experiences in business, were being improved continuously in new business experiences, both in their early projects, working on these and, then, in the third ones. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) and the exploration (new opportunities) influence and enhance the development of knowledge in the IT business manager.

Keywords: Entrepreneurial learning. Managers. Information technology.

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Biografia do Autor

Júlio Cesar Pereira da Silva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
Mestre em Adminsitração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.
Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Adminsitração.
Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria - PPAC (UFC) na modalidade de Mestrado Acadêmico. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Marcos Antônio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
Doutor em Educação e Avaliação. Prof. Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Educação (FACED) e Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Linha de Pesquisa Avaliação Educacional.

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Publicado
13-12-2017
Como Citar
Silva, J. C. P. da, Lima, T. C. B. de, Paiva, L. E. B., & Lima, M. A. M. (2017). Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 16(3), 1009-1034. https://doi.org/10.18593/race.v16i3.12209

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