Empreendedorismo em acadêmicos de Psicologia

Autores

  • Maria Alice Mantovani UNOESC
  • Scheila Beatriz Sehnem UNOESC

Resumo

A formação acadêmica é primordial para a capacitação profissional, com as transformações no mercado de trabalho, há uma necessidade de desenvolver características que apoiem o estudante após a formação para sua inserção nesse novo contexto. No presente artigo discutem-se as percepções sobre o tema empreendedorismo e as características empreendedoras na vida acadêmica de estudantes iniciantes e concluintes de um Curso de Psicologia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra composta por 70 acadêmicos do segundo e décimo períodos do Curso de Psicologia de uma universidade do Oeste de Santa Catarina. Os instrumentos utilizados foram a Escala Carland Entrepreneurship Index (CEI) e um questionário com 12 perguntas fechadas e seis abertas. Os resultados apontaram que 49 dos acadêmicos entrevistados se classificam como empreendedores, nove, como microempreendedores, e nenhum como macroempreendedor; todos apresentaram algum nível de característica empreendedora que, no geral, classificou-se como mediana, porém não se observa alteração dessas características ao longo do Curso. Quanto ao conceito de empreendedorismo, os acadêmicos reconhecem a importância e a necessidade de ser um profissional empreendedor, mas possuem dificuldade em compreender efetivamente esse conceito. Conclui-se que a instituição de ensino possui um papel importante nesse processo, no sentido de resgatar e estimular no futuro profissional da psicologia esse saber empreender.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Psicologia. Acadêmicos.

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Publicado

2018-11-14

Como Citar

Mantovani, M. A., & Sehnem, S. B. (2018). Empreendedorismo em acadêmicos de Psicologia. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 77–94. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/18852