NÍVEL DE STRESS E AS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES PRESENTES NA QUALIDADE DE VIDA DOS CUIDADORES DE IDOSOS COM ALZHEIMER

Autores

  • Eliane de Anhaia Bressan UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Marilda Saccol

Resumo

Este artigo apresenta dados sobre o nível de estresse de um grupo de cuidadores de idosos com Alzheimer e as principais implicações presentes na qualidade de vida deles. A amostra constitui-se de 12 cuidadores com idade superior a 18 anos e que participam do grupo de apoio organizado pela Secretaria de Saúde da cidade de Joaçaba, SC. Foi utilizado como método a aplicação de um questionário semiestruturado com 13 perguntas fechadas e o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL). Em razão do crescimento da população idosa e, consequentemente, da incidência de demências, principalmente a doença de Alzheimer, o número de cuidadores está aumentando consideravelmente. A atividade de cuidar pode comprometer a saúde psíquica e física do cuidador, pois a sobrecarga é, geralmente, muito extenuante em virtude das variáveis que a doença de Alzheimer apresenta em seu contexto orgânico e comportamental. O estresse originado pela jornada de trabalho do cuidador pode persistir por longos períodos, prejudicando além do seu desempenho no trabalho, sua saúde física e mental, afetando, consequentemente, sua qualidade de vida. Este estudo demonstrou que a maioria dos cuidadores pesquisados apresenta-se na fase de resistência, e a relação do trabalho de ser cuidador e o nível de estresse é decorrente de algumas variáveis, como sobrecarga dos cuidados diários, falta de apoio dos familiares, falta de tempo para cuidar de si mesmo, entre outros.

Palavras-chave: Alzheimer. Estresse. Cuidadores. Qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

AISEN, Paul S.; MARIN, Deborah B.; DAVIS, Kenneth L. A Doença de Alzheimer: Perguntas e Respostas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.150p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Brasília, DF, 2010. 44 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Área Técnica Saúde do Idoso. Brasília, DF, 2006. (Série Pactos pela Saúde, v. 12).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia Prático do Cuidador. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008.

CABRAL, Ivone Evangelista; GARCIA, Telma Ribeiro. Notas Sobre Enfermagem: Um Guia para Cuidadores na Atualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 200p.

CODO, W. (Org.). Educação: Trabalho e carinho. Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da edlCODO, W. (Org.). Educação: Trabalho e carinho. Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

CODO, Wanderley, SAMPAIO, José J.C. & HITOMI, Alberto H. - Indivíduo,

Trabalho e Sofrimento. São Paulo: Editora Vozes, 1990.

FALCÃO, Deusivania Vieira da Silva; MALUSCHKE, Julia Sursis Nobre Ferro Bucher. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 4, p. 777-786, out./dez. 2009.

FREUDENBERGER, H. & RICHELSON, G. Burnout: The high cost of high achievement.New York: Bantan Books, 1974.

LIPP, Marilda Novaes. Manual do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. 40 p.

LUZARDO, A. R.; GORINI, M. I. P.; SILVA, A. P. S. S. Características de idosos com doença de Alzheimer e seus cuidadores: uma série de casos em um serviço de neurogeriatria. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

MASLACH, C. Burnout: A multidimensionalidade perspective. Em W. B. Shaufeli, C. Maslach & T. Marek (Orgs.), Professional burnout: Recet developments in theory and research (pp. 19-32). Washington, DC: Taylor & Francis, 1993.

NERI, Anita Liberalesso. Palavras-chave em gerontologia. 3. ed. Campinas: Alínea, 2008. 214p.

NOVELLI, M. M. P. C.; NITRINI, R.; CARAMELLI, P. Cuidadores de idosos com demência: perfil sociodemográfico e impacto diário. Revista de Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo, v. 21, n. 2, p. 139-147, maio/ago. 2010.

PETERSON, Ronald. Mal de Alzheimer. Guia da Clínica Mayo. Tradução Marcos José da Cunha. Rio de Janeiro: Anima, 2006. 222p.

SEIMA, Marcia Daniele; LENARDT, Maria Helena. A sobrecarga do cuidador familiar de idoso com Alzheimer. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 388-398 ago./dez. 2011.

Downloads

Publicado

2015-10-30

Como Citar

de Anhaia Bressan, E., & Saccol, M. (2015). NÍVEL DE STRESS E AS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES PRESENTES NA QUALIDADE DE VIDA DOS CUIDADORES DE IDOSOS COM ALZHEIMER. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/8661