MULHERES AGRICULTORAS CONTEMPORÂNEAS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO

Autores

  • Ana Patrícia Alvez Vieira Parizotto UNOESC
  • Andréia Piccinin UNOESC

Resumo

O presente artigo aborda o tema desigualdade de gênero, no intuito de realizar uma reflexão a respeito da evolução da mulher na conquista pelos seus direitos e de o que ainda precisa ser conquistado para garantir finalmente a igualdade entre homens e mulheres. Em relação à mulher agricultora, percebe-se que o preconceito com este grupo ainda se encontra acentuado, isso porque o trabalho feminino é considerado leve e de segunda mão. Assim, nesta pesquisa, é necessário observar em que nível se encontra o processo de desigualdade de gênero entre as mulheres agricultoras e como elas encaram esse preconceito, além da visão destas sobre a mulher contemporânea e os diversos tipos de papel que são desempenhados pelas mulheres agricultoras atualmente. Os sujeitos da pesquisa foram mulheres agricultoras, casadas ou viúvas, residentes em um município de pequeno porte situado na região Meio-Oeste catarinense. Para a coleta de dados, optou-se por uma entrevista semi-estruturada, contendo quatro perguntas norteadoras. O local onde ocorreu a entrevista foi na própria residência das sujeitas. A análise foi feita a partir das falas das sujeitas e correlacionada com a literatura específica. Como resultado, percebe-se que as entrevistadas reconhecem uma evolução da mulher diante do homem, porém, ainda existe um preconceito em relação à mulher agricultora, do qual, diversas vezes, as próprias mulheres são reprodutoras. Elas percebem que trabalham mais que o homem, porém, não deixam de se submeter a realizar trabalhos domésticos e ser responsáveis pela educação dos filhos.

Palavras-chave: Gênero. Estigma. Mulher agricultura. Mulher contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Alvez Vieira Parizotto, UNOESC

Área de ciências da vida

Andréia Piccinin, UNOESC

Área da ciências da vida

Referências

ANDRADE, Rafael Junior; BOTELHO, Maria Izabel Vieira; FIÚZA, Ana Louise, et al. Relações sociais de gênero no meio rural brasileiro: a mulher camponesa e o lazer no início do século XXI no Brasil. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, mar. 2009.

ANGELIN, Rosangela. Mulheres Agricultoras Gerando Renda e Cidadania. Rio Grande do Sul, 2008.

BEAVOIR, Simone. O segundo Sexo. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BORGES, Nathalia. A Evolução Recente da Mulher no Mercado de Trabalho Brasileiro: perspectiva social e econômica. Campinas: UNICAMP, 2009.

BRUMER, Anita. Gênero e Agricultura: A situação da mulher na agricultura do Rio Grande do Sul. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, n. 1, 2004.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. Rio Grande do Sul, 06 dez 2013.

Disponível em: http://www.fee.rs.gov.br/. Acesso em: 03 mar. 2014.

HINTZ, Helena Centeno. Novos tempos, novas famílias? Da modernidade a pós modernidade. Pensando Famílias, Porto Alegre, v. 3, p. 8-19, 2001.

JESUS, Sandra Alves Moura. A Mulher e a História: Um papel desigual. 2004.

MELLO, Marcio Antonio. Transformações Sociais Recentes no Espaço Rural do Oeste de Santa Catarina: Migração, Sucessão e Celibato. Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, Chapecó, 2006.

MESQUITA, Lívia Aparecida Pires de; MENDES, Estevane de Paula Pontes. Mulheres Na Agricultura Familiar: A Comunidade Rancharia, Campo Alegre De Goiás (Go). Uberlandia, Out. 2012.

OLIVEIRA, Silvio. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. Pioneira, São Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

2015-10-30

Como Citar

Alvez Vieira Parizotto, A. P., & Piccinin, A. (2015). MULHERES AGRICULTORAS CONTEMPORÂNEAS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/8618