PERSONALIDADE HISTRIÔNICA: TRAÇOS, PSICODINÂMICA E CONDUTA NO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO

Autores

  • Carmen Lucia Figueiredo Dagostini unoesc
  • Karina Quioca

Resumo

Este trabalho refere-se a um estudo de caso sobre o atendimento psicológico de uma mulher de 37 anos com traços de personalidade histriônica. O objetivo foi relatar o caso para promover discussões sobre a hipótese diagnóstica, manejo e conduta do profissional da psicologia. O estudo foi orientado consoante à compreensão da psicodinâmica da paciente que evidencia a necessidade de ser o centro da atenção e o sofrimento oriundo desse desejo, e que, em diversas situações, converteu as frustrações e fantasias insatisfeitas em reações emocionais extremistas e sintomas físicos; além disso, demonstrou dificuldade no enfrentamento de perdas, muitas idealizações e falta de objetivos de vida. As intervenções foram baseadas nas técnicas de escuta ativa e psicoterapia de insight. Entendeu-se que a pauta da conduta terapêutica são a empatia e a cautela nas intervenções para que sejam condizentes com a tolerância da paciente, porém suficientes para inferir a autoconsciência e instigar insights.

Palavras-chave: Personalidade histriônica. Psicoterapia. Estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Figueiredo Dagostini, unoesc

Carmen Lucia Arruda de Figueiredo Dagostini, psicologa, professora da Unoesc no curso de Psicologia

Karina Quioca

Este trabalho refere-se a um estudo de caso sobre o atendimento psicológico de uma mulher com 37 anos com traços de personalidade histriônica. O objetivo foi relatar o caso para promover discussões sobre a hipótese diagnóstica, manejo e conduta do profissional da psicologia. O estudo foi orientado consoante à compreensão da psicodinâmica da paciente que evidencia a necessidade de ser o centro da atenção e o sofrimento oriundo desse desejo, a qual, em diversas situações, converteu as frustrações e fantasias insatisfeitas em reações emocionais extremistas e sintomas físicos. Demonstrou dificuldade no enfrentamento de perdas, muitas idealizações e falta de objetivos de vida. As intervenções foram baseadas nas técnicas de escuta ativa e psicoterapia de insight. Entendeu-se que a pauta da conduta terapêutica são a empatia e a cautela nas intervenções para que sejam condizentes com a tolerância da paciente, porém suficientes para inferir a autoconsciência e instigar insights. Palavras-chave: Personalidade histriônica. Psicoterapia. Estudo de caso.

Referências

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV-TR. 4. ed. rev. Porto Alegre: Artes Médicas. 2002.

ARAÚJO, D. S. de.; SILVA, H. R. R. da.; FREITAS, R. M. de. Carbamazepina: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica de Farmácia. vol. 7(4), 30-45, 2010. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/REF/article/viewFile/11863/7805>. Acesso em: 31 mai. 2017.

ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Tradução Beatriz Afonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1995.

MACKINNON, R. A. A entrevista psiquiátrica na prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MESQUITA, A. C.; CARVALHO, E. C. de. A Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde: uma revisão integrativa. Rev Esc Enferm. USP 2014; 48(6):1127-36. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n6/pt_0080-6234-reeusp-48-06-1127.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2017.

MORRISON, James. Entrevista inicial em saúde mental. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

PEREIRA, R. S. Transtornos dissociativo e histriônico: contribuições da avaliação psicodiagnóstica. USP, Ribeirão Preto: 2011. Disponível em: <http://pesquisa.bvs.br/brasil/resource/pt/ses-22427>. Acesso em: 02 jun. 2017.

SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2017-10-11

Como Citar

Dagostini, C. L. F., & Quioca, K. (2017). PERSONALIDADE HISTRIÔNICA: TRAÇOS, PSICODINÂMICA E CONDUTA NO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 181–186. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/15560