SISTEMA MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO: CONCEPÇÕES NO MUNICÍPIO DE LUZERNA

Autores

  • Silvia Miazzi Pereira Unoesc
  • Dagmar B. Mena Barreto Unoesc

Resumo

O bom funcionamento do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase) compreende a padronização dos serviços públicos, o sistema de garantia de direitos e a articulação intersetorial com as demais políticas públicas, pensado e planejado em suas interfaces. Nesta pesquisa teve-se como objetivos verificar as concepções dos operadores do Sistema de Garantia dos Direitos referentes à medida socioeducativa em meio aberto de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) para adolescentes em conflito com a lei no Município de Luzerna, descrever o conhecimento destes sobre o processo legal e institucional do atendimento socioeducativo e analisar as percepções deles quanto à eficácia das medidas socioeducativas. Foram entrevistados cinco operadores do sistema de garantia de direitos que correspondem à totalidade dos operadores que efetivamente acompanharam os adolescentes durante a execução do cumprimento de medidas socioeducativas no Município de Luzerna,  sendo estes indicados pela assistente social responsável pelo serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviço à comunidade  no Município de Luzerna,  escolhidos aleatoriamente, independente de sexo, idade, estado civil, grau de escolaridade, raça e religião. Foi realizada uma entrevista com roteiro semiestruturado que foi gravada. Os resultados encontrados evidenciaram que os operadores do sistema de garantia de direitos possuem conhecimento legal e institucional do atendimento socioeducativo; uns possuem uma visão mais fragmentada, outros, porém, mais detalhada a respeito, visto que foi observada por parte dos operadores do sistema de garantia de direitos a necessidade de um novo direcionamento das atividades realizadas no cumprimento de medidas socioeducativas, bem como a importância de um maior acompanhamento, visando à sua eficácia. Foi possível apurar também a identificação de um maior enquadramento em relação ao sistema socioeducativo como um todo, oriundo das exigências do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e da elaboração do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo.

Palavras-chave: Sistema socioeducativo. Adolescentes. Medidas socioeducativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Leonardo Gomes de. Criança e adolescente: o ato infracional e as medidas sócio-educativas. In: Âmbito Jurídico> Rio Grande, XV, n.99, abr2012. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_id=11414. Acesso em maio 2015.

BRASIL. Lei Federal n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990.

CAMPOS, H. R., FRANCISCHINI, R. Adolescente em conflito com a lei e medidas

socioeducativas: Limites e Impossibilidades. In: PSICO, v. 36, n. 3, Porto Alegre: Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005. p. 267-273.

FAJARDO, S. P. Retórica e realidade dos direitos da criança no Brasil. In: NAHRA, C., BRAGAGLIA, M. Conselho Tutelar: Gênese, Dinâmica e Tendências. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. p. 41-70.

GIL, Antônio Carlos. Método e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MENESES, E. R. Medidas socioeducativas: uma reflexão jurídico-pedagógica. Porto

Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social  teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

ROSA, AM.Introdução Crítica ao Ato Infracional: Princípios e Garantias Constitucionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora, 2007.

SEDH - Secretaria Especial dos Direitos Humanos e CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo – SINASE. Brasília, 2006.

SINASE. 2006. Acesso:

http://www.tjsp.jus.br/Download/Corregedoria/pdf/sinase.pdf

Souza, Rosimere de Caminhos para a municipalização do atendimento socioeducativo em meio aberto: liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade / Rosimere de Souza [e]

Vilnia Batista de Lira. Rio de Janeiro : IBAM/DES ; Brasília: SPDCA/SEDH, 2008.

VOLPI, M. O adolescente e o ato infracional. 3ª edição. São Paulo. Cortez. 1999

Downloads

Publicado

2017-10-11

Como Citar

Pereira, S. M., & Mena Barreto, D. B. (2017). SISTEMA MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO: CONCEPÇÕES NO MUNICÍPIO DE LUZERNA. Pesquisa Em Psicologia - Anais eletrônicos, 201–212. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/pp_ae/article/view/15495