AVALIAÇÃO DE CITOTOXICIDADE E GENOTOXICIDADE DO EXTRATO AQUOSO DE Ateleia glazioviana Baill FABACEAE (timbó) UTILIZANDO TESTE Allium cepa Levan 1938.

Autores

  • Tinaisa Piccoli
  • Maria Ignez Zaions

Resumo

O potencial toxicológico dos compostos das plantas pode ocasionar riscos de intoxicação nos organismos expostos, dentre estas está a Ateleia glazioviana a qual é nativa da América do Sul, podendo causar prejuízos a pecuaristas que, segundo relatos, a ingestão da planta pode causar enfermidades e morte de bovinos. O índice mitótico é utilizado como indicador de proliferação adequada das células, o qual pode ser medido através do sistema teste vegetal de Allium cepa. O objetivo desse estudo foi avaliar o potencial do efeito citotóxico, que é a capacidade nociva que uma substância possui sobre uma célula, e genotóxico, que é o potencial mutagênico que influencia na divisão celular, desta forma foram testadas infusões de A.glazioviana no ciclo celular de Allium cepa. O extrato foi preparado a partir folhas in natura da A.glazioveana, foram utilizadas três concentrações: 5 mg/mL, 10 mg/mL e 20 mg/mL.  Células de raízes de cebola (Allium cepa) foram expostas aos extratos por um período de 24 horas com o sistema teste nos ensaios in vivo. Após o período de exposição os meristemas foram coletados e preparadas as lâminas através da técnica de esmagamento. As células foram analisadas e realizada a contagem das fases ciclos celulares de A. cepa, totalizando quatro mil células para cada grupo de bulbos. O índice mitótico (IM) foi calculado e a análise estatística foi realizada através do teste (m/T) x 100. Os resultados mostraram que as infusões de A glazioveana na maior concentração (20 mg/mL) causou uma redução no índice mitótico comparado ao controle. Desta forma conclui-se que a A.glazioviana apresenta baixacapacidade antiproliferativa no organismo teste, sendo estatisticamente não significativa (p < 0,05). Nos tratamentos de recuperação foi observada variação entre a concentração de10mg/mL quando comparada com o controle e demais concentrações testadas.

 

Palavra-chave: Ateleia glazioviana. Índice mitótico. Potencial tóxico. Micronúcleos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-24

Como Citar

Piccoli, T., & Zaions, M. I. (2016). AVALIAÇÃO DE CITOTOXICIDADE E GENOTOXICIDADE DO EXTRATO AQUOSO DE Ateleia glazioviana Baill FABACEAE (timbó) UTILIZANDO TESTE Allium cepa Levan 1938. Jornada Integrada Em Biologia, 20. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/jornadaintegradaembiologia/article/view/10236

Edição

Seção

Resumos