DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA

Autores

  • Marina Mendes Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Bezamat Souza Neto Universidade Federal de São João Del Rei
  • Paulo Afonso Granjeiro Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.18593/eba.v15i1.6488

Palavras-chave:

Produção do conhecimento, biotecnologia e entraves burocráticos.

Resumo

Um obstáculo para o Brasil ser reconhecido mundialmente por suas pesquisas em biotecnologia está na burocracia de processos para a aprovação de solicitações, incluindo autorizações de comitês de ética em pesquisa envolvendo seres humanos e animais, o acesso ao patrimônio genético nacional, autorizações estaduais e os pedidos de patentes. O objetivo deste trabalho foi apresentar fluxogramas dos trâmites de acesso às solicitações nas áreas biológicas e afins e as documentações exigidas em cada caso, de modo a servir como fonte de consulta para os pesquisadores na prática. Em razão do excesso de formulários, prazos, entre outras documentações regulamentares, existem resultados desfavoráveis relacionados à produção nacional científica, incluindo a produção de patentes nacionais. Embora a regularização governamental sobre o envolvimento de seres humanos e animais em pesquisas, o acesso ao patrimônio genético e o pedido de patentes sejam essenciais para a preservação da biodiversidade do país, a prevenção de danos e o respeito à propriedade, existem alguns entraves que geram reflexos negativos no crescimento científico nacional.

Palavras-chave: Produção do conhecimento. Biotecnologia. Entraves burocráticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Mendes Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Farmacêutica efetiva Fundação Hemominas. Mestre em biotecnologia UFSJ- CCO na área de empreendedorismo, orientada pelo Prof. Dr. Bezamat de Sousa Neto com o trabalho Desafios na produção do conhecimento em biotecnologia.Foi bolsista de mestrado CAPES.

  

Bezamat Souza Neto, Universidade Federal de São João Del Rei

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado (1995) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em "Empreendedorismo à brasileira" e "Educação Empreendedora". Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei. É também professor do curso, a distância, Especialização em Educação Empreendedora do NEAD/UFSJ e também é professor da disciplina "Empreendedorismo" do Mestrado Acadêmico em Biotecnologia & Negócios do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSJ e Membro efetivo do NDE (Núcleo Docente Estruturante) dos cursos de Administração e Arquitetura & Urbanismo da UFSJ. Especialista na Metodologia CEFE foi Coordenador do MBA Gestão de Negócios em Contexto Empreendedor da UFSJ, é Coordenador da INDETEC (Incubadora de Empresas da UFSJ) e também foi Coordenador da IESP - Incubadora de Empreendimentos para Egressos do Sistema Penal da UFSJ.

Paulo Afonso Granjeiro, Universidade Federal de São João Del Rei

Professor Adjunto III do Campus Centro Oeste "Dona Lindu" da Universidade Federal de São João del-Rei, em Divinópolis-MG. Professor de Enzimologia e Práticas em Bioquímica Analítica para o curso de Bioquímica e Enzimologia e Metabolismo para o curso de Farmácia da UFSJ. Na Pesquisa desenvolve projetos nas áreas a) Purificação e caracterização de proteínas vegetais para determinação de suas atividades biológicas, como antimicrobiano, edematogênico, anti-hemorrágico e antitumoral. b) Produção, purificação e caracterização de biossurfactantes para aplicação na saúde humana. Na Extensão Universitária desenvolve projetos multidisciplinares em Síndrome Metabólica e Popularização da Ciência e Tecnologia. 

Referências

ABDI- Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE. Panorama da Biotecnologia no Brasil e no Mundo. Julho, 2009. Disponível em: <http://www.cgee.org.br/repositorio/biblioteca_cgee.html>. Acesso 20 de julho de 2013.

BRASIL. Medida provisória nº 2.186-16, de 23 de agosto de 2001. Dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 ago. 2001.

BRASIL. Lei 11.794. Regulamenta o inciso VII, do §1, do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei n. 6.638/79 e dá outras providências. Diário Oficial da União de 9.10.2008.

BRASIL, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Orientação Técnica n°3, de 22 de outubro de 2013. Diário Oficial da União– 23/10/13 – seção 1 – p.20. Brasília- DF. 2013.

CGEN. Site oficial <http://www.mma.gov.br> Acesso dia 29/09/14

CIUCA- Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). [Internet]. Acessado em: 30 set 2014. Disponível em: <http://ciuca.mct.gov.br>.

CONCEA. Site oficial CONCEA Acesso dia 29/09/14.

CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Autorização de acesso ao patrimônio genético, Instruções de preenchimento do formulário on line. Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/746c0db2-42fd-4ad3-8769-48f9e4e6fbd8. Acesso dia 29/09/14.

CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Site Oficial CNPq < http://www.cnpq.br/> Acesso dia 19/09/14.

FRASCA, L Burocracia barra pesquisa brasileira. Revista do Farmacêutico I. p. 52-53. Jan - Fev - Mar de 2010.

IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Cartilha sobre aceso ao patrimônio genético e remes a de amostra do patrimônio genético. Janeiro de 2014.

IBAMA. Site Oficial do IBAMA <http://www.ibama.gov.br/servicos/acesso-e-remessa-ao-patrimonio-genetico> Acesso dia 17/09/14.

IEF, Instituto Estadual de Florestas. Site oficial. Disponível em: . Acesso dia 30/09/2014.

INPI. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Site oficial. Disponível em: .Acesso dia 01/10/14.

INPI. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Guia de Tramitação de pedidos de patentes. 2008. Disponível em: .Acesso dia 01/10/14.

IPHAN. Site oficial. Disponível em: . < http://portal.iphan.gov.br/>. Acessado dia 19/09/14

LIMA, G.G.B. A conservação da fauna e da flora silvestres no Brasil: a questão do tráfico ilegal de plantas e animais silvestres e o desenvolvimento sustentável. Rev. Jur., Brasília, v. 9, n. 86, p.134-150, ago./set., 2007.

MOREIRA, A.C. ANTUNES, A.M.S.PEREIRA,N.J. Patentes: Extratos de Plantas e derivados. Revista Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento. Edição n° 33, Julho/Dezembro, 2004.

PLATAFORMA BRASIL. Site oficial Plataforma Brasil <http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf> Acesso dia 28/09/14.

Downloads

Publicado

14-07-2015

Como Citar

Oliveira, M. M., Neto, B. S., & Granjeiro, P. A. (2015). DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA. Evidência, 15(1), 19–36. https://doi.org/10.18593/eba.v15i1.6488