A BIOSSEGURANÇA NA OPINIÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: UM DESAFIO BIOTECNOLÓGICO

Autores

  • Larissa Vargas Universidade Federal de Uberlândia
  • Matheus Ribeiro Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Thaise Gonçalves Araújo Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Biotecnologia, Educação, Ciência.

Resumo

A biossegurança envolve ações preventivas contra os riscos provenientes do desenvolvimento científico e tecnológico, visando à proteção dos seres vivos e do ambiente. Conceitos e práticas embasados nessa ciência são exigidos para entender as novas realidades advindas do avanço da biotecnologia. Nesta pesquisa demonstrou-se a importância da educação em biossegurança enquanto componente curricular do Curso de Biotecnologia na formação científica dos alunos da Universidade Federal de Uberlândia. A análise do questionário aplicado confirmou a visão reducionista dos alunos do primeiro período, uma vez que a biossegurança foi relacionada, apenas, às práticas laboratoriais. O perfil de respostas mudou com o Curso da disciplina, corroborando sua importância na valorização de uma educação científica e tecnológica. Portanto, contextualizar a biossegurança é uma estratégia crucial que deve ser adotada na formação dos indivíduos, de suas relações interpessoais e com o meio ambiente e de sua consciência profissional; conceitos inerentes à biotecnologia.

Palavras-chave: Biotecnologia. Educação. Ciência.

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Publicado

20-10-2014

Como Citar

Vargas, L., Alves, M. R., & Araújo, T. G. (2014). A BIOSSEGURANÇA NA OPINIÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: UM DESAFIO BIOTECNOLÓGICO. Evidência, 14(2), 99–112. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/5070

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