Análise e avaliação da distribuição de metais pesados em um antigo aterro de resíduos sólidos urbanos “Aterro Invernadinha”

Autores

  • Maria Elisabete Machado
  • Jean Carlo Salomé Santos Menezes
  • João Felipe Coimbra Leite Costa
  • Ivo André Homrich Schneider

Resumo

A contaminação por metais em locais que receberam resíduos sólidos urbanos (RSU) é um grave problema ambiental enfrentado atualmente. Este estudo avaliou o teor e a distribuição dos metais pesados níquel (Ni), cobre (Cu), zinco (Zn), cromo (Cr), cádmio (Cd) e chumbo (Pb) em diferentes profundidades na área de um antigo aterro de RSU, denominado de “Aterro Invernadinha”, o qual está situado no município de Passo Fundo, RS. A metodologia do trabalho baseou-se na realização de furos de sondagem, coletas de amostras em diferentes profundidades do solo (de 0-1 m, de 1-2 m e de 2-3 m) e análise dos metais empregando o método 3050B. A quantificação dos teores dos metais em estudo foi realizada por espectroscopia de absorção atômica com chama. Posteriormente, realizou-se análise estatística e geoestatística unidirecional horizontal para os metais Cu, Zn e Cr, utilizando os softwares GSLIB e VarioWin. A mesma metodologia de coleta e tratamento de dados foi efetuada em uma área de controle, livre de contaminação, situada próxima ao antigo aterro (Reserva Arlindo Haas). Os resultados demonstram teores elevados de metais no solo de recobrimento (0-1 m) e uma grande variabilidade dos dados na área do aterro. A geoestatística foi uma ferramenta eficiente para se verificar a distribuição espacial dos dados e para concluir que há contaminação por Zn em todo o percurso, enquanto que para Cu e Cr a contaminação é pontual e randômica.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos Urbanos. Metais Pesados. Geoestatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisabete Machado

Possui graduação em Ciências - Habilitação em Química - Licenciatura P pela Universidade de Passo Fundo (2003) e mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Doutora em química - área de concentração - química analítica - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência profissional na área de educação química. Experiência em cromatografia gasosa monodimensional e cromatografia bidimensional abrangente aplicada a análise de compostos sulfurados em frações pesadas de petróleo e carvão. Professora da UNOESC, Campus de Videira.

Downloads

Publicado

05-06-2012

Como Citar

Machado, M. E., Menezes, J. C. S. S., Costa, J. F. C. L., & Schneider, I. A. H. (2012). Análise e avaliação da distribuição de metais pesados em um antigo aterro de resíduos sólidos urbanos “Aterro Invernadinha”. Evidência, 11(2), 69–82. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1686