Avaliação quantitativa e qualitativa de cultivares de morangueiro (fragaria x ananassa duch.) no Oeste Catarinense

Autores

  • Liziane Cássia Carlesso Unoesc

Resumo

O cultivo de morango é recente na região Oeste de Santa Catarina. Deste modo, são poucos trabalhos técnicos sobre a qualidade de variedades, fator de suma importância na obtenção de resultados para produtores e consumidores. Este trabalho objetivou avaliar quantitativamente e qualitativamente diferentes cultivares de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) no Oeste Catarinense. O experimento foi conduzido no setor de hortaliças do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar (CEPAF), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Chapecó – SC. Foram avaliadas três cultivares de morangueiro em delineamento experimental de Blocos ao Acaso, com quatro repetições, utilizando 28 plantas por parcela, considerando as 10 plantas centrais como plantas úteis. A partir de uma amostra de 10 frutos retirados mensalmente de cada tratamento foram determinados os teores de açúcar (ºBrix), acidez total, massa de frutos por planta (g), número de frutos por planta, rendimento (t ha-1), e porcentagens de frutos comerciáveis e defeituosos. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância pelo teste F, através do software Sisvar e as diferenças entre médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p≤0,05). A análise de variância revelou efeito significativo das variáveis º Brix e pH. As cultivares Dover Aroma apresentaram melhor equilíbrio entre características qualitativas e quantitativas.

Palavras-chave: morango; pH; ºBrix; produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTIERI, M. A Agroecologia: as bases cientificas da agricultura alternativa. 2 ed. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989.

ANTUNES, L. E. C.; DUARTE FILHO, J. Sistema de Produção de Morango. Embrapa Clima Temperado, 2005. Disponível no site: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Morango/SistemaProducaoMorango/index.htm>. Acesso: 22 nov 2008.

ANTUNES, O. T. et al. Floração, frutificação e maturação de frutos de morangueiro cultivados em ambiente protegido. Horticultura Brasileira, v. 24, n.4, 2006.

BERG, I.J. Potencial de armazenamento e caracaterização de frutos de morango cultivares Campinas e Dover colhidos em três estádios de maturação. 1997. 36f. Monografia (Graduação)- Escola Superior de Agricultura “ Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1997.

BERNARDI, J. et al. Sistema de Produção de Morango para Mesa na Região da Serra Gaúcha e Encosta Superior do Nordeste. Embrapa Uva e Vinho, 2005. Disponível no site: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Morango/MesaSerraGaucha/cultivares.htm>. Acesso em: 23 nov 2008.

COSTA, F. A cultura do morango orgânico. Revista Escala Rural. São Paulo, n. 36, ano V, p. 38-41, janeiro 2005.

COSTA, R.C. Ecofisiologia, rendimento e qualidade de morangueiro de dias neutros cv. Albion em diferentes substratos. 2012, 14f. Tese (Programa de Pós Graduação em Agronomia e Medicina Veterinária), Universidade de Passo Fundo-UPF, 2012.

DARLOT, M. R. Morango: Sistema Econômico Apresenta Viabilidade Técnica, Econômica e Ecológica. Trabalho publicado em 2001. Disponivel em: <http://www.planetaorganico.com.br/darmorang.htm/>. Acesso em: 24 de outubro de 2009.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Carlesso, L. C. (2018). Avaliação quantitativa e qualitativa de cultivares de morangueiro (fragaria x ananassa duch.) no Oeste Catarinense. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 3, e19224. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/19224

Edição

Seção

ACET Artigos