Consumo de gorduras saturadas e insaturadas por idosos diabéticos de Coronel Freitas/SC

Autores

  • Liziane Cássia Carlesso Unoesc

Resumo

O envelhecimento populacional vem ocorrendo de forma extremamente rápida nos países em desenvolvimento, implicando na ocorrência de doenças crônico-degenerativas como o Diabetes mellitus. O objetivo deste estudo buscou avaliar a frequência do consumo de alimentos fonte de gorduras saturadas e insaturadas por idosos diabéticos no Município de Coronel Freitas – SC. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, transversal e quantitativa, desenvolvida no Município de Coronel Freitas – SC. Os dados para avaliar a frequência do consumo de alimentos fonte de gorduras saturadas e insaturadas foram obtidos através do QFCA – questionário de frequência do consumo alimentar e para avaliar o estado nutricional dos idosos diabéticos, foram utilizadas medidas antropométricas de peso, altura - IMC e circunferência abdominal. A amostra estudada apresentou 53,33% dos idosos com IMC normal/eutrófico, 23,33% sobrepeso e 13,33% obesidade e 10% baixo peso. Quanto aos valores de CA por sexo, 100% das idosas apresentaram risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e para o sexo masculino 81,25%, podendo estar relacionado ao consumo significativo de alimentos fonte de gordura saturada.

Palavras-chave: Envelhecimento populacional, Doenças crônico-não-transmissíveis, Consumo alimentar, Gorduras Saturadas e Insaturadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Standarts of medical care in Diabetes-2007. Diabetes Care. V.1, 2007.

BANDEIRA, F. (Org.) Endocrinologia e diabetes. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.

BASSLER, Thais Carolina; LEI, Doris Lucia Martini. Diagnóstico e monitoramento da situação nutricional da população idosa em município da região metropolitana de Curitiba (PR). Revista de nutrição. V.21, n.3, p. 311-321, 2008.

BATISTA, M.C.R et al. Avaliação Dietética dos Pacientes Detectados com Hiperglicemia na “Campanha de Detecção de Casos Suspeitos de Diabetes” no Município de Viçosa, MG. Arq. Bras. Endocrinol. Metab. v. 50 n. 6, 2006.

BITTENCOURT, M. Ácidos graxos em lipídios totais séricos como marcadores biológicos da ingestão lipídica e, pacientes com diabetes mellitus tipo 2. PA. 2007. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13427>. Acesso em: 12 de fev. 2007.

CABRERA, M.A.S, JACOB FILHO, W. Obesidade em idosos: prevalência, distribuição e associação com hábitos e co-morbidades. Arq Bras Endocrinol Metab. v.45, n.4, p.494-501, 2001.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Carlesso, L. C. (2018). Consumo de gorduras saturadas e insaturadas por idosos diabéticos de Coronel Freitas/SC. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 3, e19222. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/19222

Edição

Seção

ACET Artigos