A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Fabiana Piccoli D’ Agostini Unoesc

Resumo

O objetivo é abordar a importância da inserção da pessoa portadora de deficiência intelectual no mercado de trabalho, destacando-se as possibilidades e limitações. Trata-se de pesquisa bibliográfica, sendo que o estudo evidenciou que existem inúmeros fatores limitantes para inserção da pessoa com deficiência intelectual se inserir mercado do trabalho. As empresas apresentam resistência para participar da inserção do deficiente no mercado de trabalho, isto porque a mão de obra não é qualificada e a própria legislação determina que não se pode exigir dessas pessoas experiência anterior e até mesmo qualificação profissional. Para que o portador de deficiência intelectual obtenha melhores oportunidades no mercado de trabalho é indispensável a sua preparação ou profissionalização, uma vez que o trabalho é um dos principais meios de inclusão social, permitindo a ele demonstrar suas potencialidades e competências, além do reconhecimento como cidadãos. Não obstante haver exceções, muitas empresas, públicas e privadas, não se entusiasmam com o propósito da inclusão, tanto no que diz respeito à adaptação física dos locais de trabalho quanto nas mudanças de atitude como preconceitos.

Palavras-chave:  Inclusão. Trabalho. Deficiência. Intelectual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Piccoli D’ Agostini, Unoesc

Todas

Referências

AAMD. Associação Americana de Deficiência Mental (2002). Disponível em: http: /www.ceismael.com.br/tema/tema053.htm>. Acesso em: jun. 2017.

ARANHA, M. S. F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Disponível em: <http://www.adiron.com.br/arquivos/paradigmas.pdf>. Acesso em: jul. 2017.

BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de Ação Sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília, 1994.

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.lex.com.br/>. Acesso em: jul. 2017.

BRASIL. A Lei de Cotas - Lei nº 8.213, de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213cons.htm>. Acesso em: jun. 2017.

BRASIL. Decreto nº. 3.298/1999 de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.

MANUAL DE DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs. Legislação comentada para pessoas portadoras de deficiência e sociedade civil organizada. Federação Nacional das APAEs. Brasília, 2003.

LAGES, A. R. Inclusão do portador de necessidades educativas especiais e a diversidade do trabalho do psicólogo. 125 fl. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Produção, da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.

MENDES, E. G.; NUNES, L. R. O. P.; FERREIRA, J. R.; SILVEIRA, L. C. Estado da arte das pesquisas sobre profissionalização do portador de deficiência. Temas em Psicologia, 12, 105-118, 2004.

OMOTE, S. Normalização, integração, inclusão: ponto de vista. Revista do Curso de Pedagogia da UFSC. 1999. I (1); 4-13. Disponível em: http://www.journal.ufsc.br/viewfire/1042/1524. Acesso em: jun. 2017.

PALAZI, E. J.; OLIVEIRA, L. H.; SILVA, P. M. B. Inserção de portadores de deficiência nas empresas: um estudo exploratório em Minas Gerais. 2006. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/10semead/sistema/resultado/trabalhospdf/384. p ef. Acesso em: jun. 2017.

PEREIRA-SILVA, N. L.; FURTADO, A. V. Inclusão no trabalho: a vivência de pessoas com deficiência intelectual. Disponível em: . Acesso em: jun.2017.

RIBEIRO, T. S. A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a ineficácia da aplicação da lei de cotas nas empresas privadas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 101, jun. 2012.

SANTOS, H; G. dos; ESTENDER, A. C.; BARBOSA, L. Portadores de necessidades especiais: inclusão no mercado de trabalho. Disponível em: <http://201.55.32.167/retc/index.php/RETC/article/viewFile/259/pdf>. Acesso em: jun. 2017.

SOUZA, M. R.; KAMIMURA, A. L. M.. Trabalho, seguridade social e saúde do trabalhador. Pessoas com Deficiência e Mercado de Trabalho. Seminário de Saúde do Trabalhador da Franca. 2010.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Como Citar

D’ Agostini, F. P. (2018). A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 3, e17164. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/17164

Edição

Seção

ACV Artigos