ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE ANTIBIÓTICOS DISPENSADOS PARA CRIANÇAS NUMA FARMÁCIA DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE

Autores

  • Ana Paula Rodrigues UNOESC
  • Bibiana Paula Dambrós Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina
  • Nei Carlos Santin UNOESC
  • Mônica Frighetto UNOESC

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as prescrições de antibióticos que foram dispensados para crianças de 0 a 12 anos, entre abril a maio de 2016, numa farmácia catarinense. A faixa etária que prevaleceu foi de 0 a 4 anos. O sintoma mais relatado foi a dor na garganta (45%). Apenas 15% das crianças foram submetidas a algum exame laboratorial antes da prescrição do antibiótico. A via de administração foi observada em 41,7% dos receituários, a duração do tratamento e a quantidade de medicamento prescrito não estavam presentes em 30% e 26,7% das receitas, respectivamente. O antibiótico mais prescrito foi a associação da Trimetoprim/Sulfametoxazol (16,7%). Em 51,7% das prescrições a dose não correspondeu com a indicação fornecida pela bula. A existência de erros em prescrições médicas coloca o farmacêutico como um profissional de extrema importância na orientação do uso racional de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana Paula Dambrós, Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina

Formada na área da saúde como Farmacêutica-Bioquímica pela UFSC, possui mestrado em Biotecnologia também pela UFSC. Trabalhou por 12 anos na área de pesquisa e desenvolvimento, esteve envolvida em 3 projetos Genomas, trabalhou na  Empresa de Biotecnologia FK-biotecnologia, no laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul como com  diagnóstico do vírus do H1N1 e Dengue, há 2 anos está inserida na docência ministrando aula nas áreas da saúde.

Downloads

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Rodrigues, A. P., Dambrós, B. P., Santin, N. C., & Frighetto, M. (2017). ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE ANTIBIÓTICOS DISPENSADOS PARA CRIANÇAS NUMA FARMÁCIA DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 2, e13247. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/13247

Edição

Seção

ACV Resumos