PROGRAMA DE TRAINNE COMO FORMAÇÃO DE FUTUROS LÍDERES

Autores

  • Gilcéia Sangaletti Unoesc
  • Ivonez Xavier de Almeida Unoesc
  • Iara Castegnaro Unoesc

Resumo

A busca por profissionais de alto desempenho motiva as organizações a reestruturarem suas práticas de gestão, principalmente a gestão de pessoas. Uma proposta que cresce entre as empresas para atender essa demanda são os Programas de Trainees, que identificam, desenvolvem e capacitam jovens recém-formados, de alto potencial, capazes de ocupar posições de liderança nos novos moldes organizacionais. Diante deste contexto, este estudo objetivou identificar as características do Programa de Trainee como estratégia para formação de futuros líderes empresariais, compreendendo também as suas vantagens. Para atender ao objetivo proposto foi realizada pesquisa bibliográfica por meio de artigos, revistas e livros relacionados ao tema, publicados nos últimos 18 anos. Observou-se que a efetivação do Programa pelas organizações objetiva capacitar, formar e selecionar os melhores candidatos, formando-os de maneira que atenda as expectativas e exigências da organização, contratando os futuros e melhores líderes. Observou-se ainda que o Programa é útil tanto para o Trainee quanto para a organização, pois o candidato, além de sair da universidade com tenacidade para novos desafios, com desejo de colocar em prática seu aprendizado, objetiva uma boa colocação no mercado e uma carreira promissora. Para a organização, este Programa permite moldar o futuro líder conforme suas necessidades, dessa forma tornando a empresa mais competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilcéia Sangaletti, Unoesc

Especialista em Liderança Estratégica da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Ivonez Xavier de Almeida, Unoesc

Especialista em Finanças para Executivos pela UFSC. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Iara Castegnaro, Unoesc

Mestre em Educação pela UFSC. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Referências

ANTONELLO, C. S. Articulação da aprendizagem formal e informal: seu impacto no desenvolvimento de competências gerenciais. Revista Alcance, v. 12, n. 2, p. 183-209, maio./ago. 2005.

BITENCOURT, B. M. Programas Trainee como forma de inserção no mercado de trabalho e construção de carreira. Porto Alegre, 2011. 194 p. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

BOTELHO, A. Exigência é maior para os Trainees. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 2, 19 ago. 2007.

CARVALHO, R. Quais as vantagens que o Programa de Trainee traz para a sua carreira? 2015. Disponível em:< https://www.napratica.org.br/quais-as-vantagens-que-o-programa-de-trainee-traz-para-sua-carreira/>. Acesso em: 13 jul. 2017.

CISLINSCHI, L. Empresas investem em Programas de Trainee faz-tudo para formar melhores líderes. 2012. Disponível em: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/empresas-investem-em-programas-de-trainee-faz-tudo-para-formar-melhores-lideres-20130912.html>. Acesso em: 15 jul. 2017.

DOBERMANN, L. M. G. O Trainee e a construção do trabalhador flexível. Campinas, 2006. 127 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação, Campinas, 2006.

DURANTE, V. Competência é fundamental. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 5, 19, ago. 2007.

ENTSCHEV, Bernt. Talento em pauta: como reger melhor sua carreira. Rio de Janeiro: Quality mark, 2011.

GOLEMAN, D. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

LEAL, A. P. A pedagogia dos Programas de Trainees: a formação de intelectuais orgânicos ao projeto capitalista no interior da empresa. Trabalho & Educação, v. 16, n. 2 , jul./dez. 2007.

LUZ, R. S. Programas de estágio e de Trainee: como montar e implantar. São Paulo: LTr, 1999.

MARTINS, E. C.; DUTRA, J. S.; CASSIMIRO, W. Programa de Trainees no mercado de trabalho nacional: apresentação dos resultados de pesquisa. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

_________, E. C. A influência do sistema de educação corporativa no desenvolvimento de competências no Programa de Trainee: um caso de uma organização do setor químico. São Paulo. Dissertação (Mestrado)-Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MARTINS, R. Dicas para Trainee: de Trainee a líder - especialistas apontam quatro etapas trilhadas por um trainee rumo à liderança nas organizações, 2015. Disponível em: <https://carreiras.empregos.com.br/mercado/dicas-para-trainee-de-trainee-a-lider/>. Acesso em: 4 jul. 2017.

MOTTER, G. B. Programas de Trainees: uma forma de desenvolvimento de talento nas organizações. São Paulo. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2000.

PEDROSA, R. R. Programas de jovem talento: projeto ou processo de atração e desenvolvimento de talentos? Um estudo de caso em empresa brasileira. Belo Horizonte, 2005. Dissertação (Mestrado em Administração)–Programa de Pós-graduação em Administração, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2005.

RISK, C. N. Análise dos egressos de uma faculdade pública admitidos em Programas de Trainees: socialização antecipatória, choque da realidade e ingresso na organização. Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado)-Universidade de São Paulo, 2010.

SEBRAE. Como funciona um Programa de Trainee. Brasília, DF, 05 maio 2017. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-funciona-um-programa-de-trainee,7e0db85844cb5510VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=tema&codTema=8>. Acesso em: 20 maio 2017.

SIQUEIRA NETO, A. C. de. Gestão do novo líder. Mogi Mirim, SP, 2016.

TANURE, B.; EVANS, P.; PUCIK, V. A gestão de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Downloads

Publicado

23-05-2018

Como Citar

Sangaletti, G., Xavier de Almeida, I., & Castegnaro, I. (2018). PROGRAMA DE TRAINNE COMO FORMAÇÃO DE FUTUROS LÍDERES. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 3, e17371. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/17371

Edição

Seção

ACH Artigos