AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE OFICINAS NA MINIMIZAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA

Autores

  • Darci Mores
  • Riceli Aparecida Rosa
  • Simone de Matos
  • Adriana Biasi Vanin UNOESC

Resumo

O desenvolvimento de um bom trabalho de educação, principalmente nas disciplinas das ciências da natureza, requer algumas habilidades profissionais, como conhecimento e habilidade de aplicação de práticas pedagógicas adequadas.  A presente de pesquisa propõe avaliar a contribuição da realização de oficinas como práticas pedagógicas, com a finalidade de diminuir as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da química. Para isso, avaliou-se os resultados obtidos através de questões aplicadas após a realização de oficinas, que abordaram diferentes conteúdos referentes aos impactos ambientais provocados pela poluição agrícola, doméstica e industrial, bem como as principais formas de reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos, tendo como foco, atitudes sustentáveis aplicadas à diminuição da pegada ecológica. Os resultados demonstraram a que presente prática pedagógica contribuiu com a minimização das dificuldades de ensino-aprendizagem da química.

Palavras-chave: dificuldades, química, ensino-aprendizagem, avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Biasi Vanin, UNOESC

Curso de Licencitura em Química

ACET - Área das Ciências Exatas e Tecnológicas

 

Referências

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 2002.

BZUNECK,J.A. A motivação do aluno: Aspectos introdutórios, contribuições da psicologia contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

DAMÁSIO, S. B.; ALVES, A. P. C. & MESQUITA, M. G. B. F. (2005) Extrato de Jabuticaba e Sua Química: Uma Metodologia de Ensino. In. XIX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, Ouro Preto: 2005, Cd-Rom.

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.12; p. 168, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessário à pratica educativa. 36. ed. São Paulo: Paz Terra, 2007.

JUSTI, Rosária da Silva;RUAS, Rejane Mitraud. Aprendizagem de Química reprodução de pedaços isolados de conhecimento? Revista Química Nova na Escola, pesquisa n. 5,maio/1997, p. 24-27.

LEITE,C.Ensinar.aprender:ConstruirNoticias,Pernambuco:Construir,v.37,nov/dez2007.

MALDANER, Otávio Aloísio. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química professor/pesquisador. Ijuí: UNIJUÌ, 2000.

PERUZZO, Francisco Miraguaia; CANTO; Eduardo Leite do .Química na abordagem do cotidiano: v.1, editora moderna 3°edição São Paulo, 120 p, 2003.

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 2014.

SILVA, L. H. de A.; ZANON, L. B. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. 1. ed. São Paulo: UNIMEP, 2000.

STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino da Geografia. São Paulo: IBPEX, p.159, 2008.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 5-24, 2000.

TORRICELLI, Enéas. Dificuldades de aprendizagem no Ensino de Química. (Tese de livre docência), Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação, 2007.

VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental– proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico.Ciência& Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

Downloads

Publicado

08-12-2016

Como Citar

Mores, D., Rosa, R. A., de Matos, S., & Vanin, A. B. (2016). AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE OFICINAS NA MINIMIZAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12802. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12802

Edição

Seção

ACET Artigos