A RELEVÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Patrícia Aparecida Pedroso UNOESC
  • Viviana Gubiani UNOESC

Resumo

 

O presente artigo discorre sobre a importância da afetividade na Educação Infantil. Com base na observação realizada através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), notou-se a necessidade de estudar este tema, tendo em vista o vínculo afetivo que se forma entre professor e aluno, se tornando indispensável para o processo de ensino-aprendizagem, pois é através deste contato que gera a confiança necessária para que o aluno faça a troca de conhecimentos com o professor e seus colegas, confiando no outro.

Através desse processo de reconhecimento e aproximação do aluno com o meio escolar, entender a relevância da afetividade se tornou indispensável, pois é a forma a atrair a criança para o local em que ela deve se sentir bem em estar e, consequentemente, poder ter prazer em estudar, pois nos primeiros anos de estudo ficará a impressão que, muitas vezes, será levada para o resto da vida escolar e, dessa forma, se a primeira impressão for a de acolhimento, respeito e carinho, é dessa maneira que o aluno verá a escola e o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Afetividade. Relações. Aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, UNOESC

Coordenadora de Gestão do PIBID /UNOESC

Professora Pedagogia, disciplina: Estudos Metológicos da Educação na nIfância

Viviana Gubiani, UNOESC

Aluna curso Pedagogia Unoesc - Campos Novos

Referências

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

MACEDO, Lino de. Professor, para que precisam de você? Revista Nova Escola, São Paulo, ano 31, n. 290, p. 50, 2016a.

MACEDO, Lino de. Nossas emoções podem influenciar a aprendizagem. Revista Nova Escola, São Paulo, ano 31, n. 293, p. 50, 2016b.

MACÊDO, Rosa Maria de Almeida; SILVA, Maria de Jesus e. A Teoria Psicogenética de Henri Wallon. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. (Org.). Psicologia da Educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 201 – 241.

MACHADO, Maria de Lucia de A. Educação Infantil e Sócio-Interacionismo. In: OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de (Org.) Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez Editora, 1996. p. 25 – 50.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Tradução Ana Rabaça. Lisboa: Editorial Estampa, Ltda., 1975. Tradução de: Psychologie et Éducation de l’Enfance.

Downloads

Publicado

04-11-2016

Como Citar

Pedroso, P. A., & Gubiani, V. (2016). A RELEVÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12505. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12505

Edição

Seção

ACH Artigos