AS EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS NA CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO

Autores

  • Dilva Bertoldi Benvenutti
  • Ivonete Lunelli Klauck
  • Giovana Maria Di Domenico Silva
  • Loiri Maria Casagrande Schmitt

Resumo

No presente artigo discorremos acerca das experiências pibidianas na construção do professor reflexivo. A perspectiva
que justifica a discussão sinaliza o que ocorre a partir da observação e do acompanhamento das experiências vivenciadas
pelas acadêmicas vinculadas aos subprojetos do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
de São Miguel do Oeste e Maravilha. Objetivou-se, com o estudo, problematizar o processo formativo vivenciado
pelas acadêmicas pibidianas, destacando a importância de instaurar a reflexão da prática docente e das experiências
como imperativo para a consolidação da práxis, ação-reflexão-ação, na constituição do professor reflexivo. No estudo
tomamos por base as experiências vivenciadas pelas acadêmicas pibidianas nos subprojetos citados. Entende-se que a
disponibilidade para o diálogo e o encontro de múltiplas vozes são fundamentais para desnaturalizar fazeres e práticas
e constituir olhares críticos, reflexivos e questionadores sobre os saberes docentes, tão importantes para a formação do
professor reflexivo.
Palavras-chave: Processo formativo. Professor reflexivo. Experiências pibidianas. Saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

Bertoldi Benvenutti, D., Lunelli Klauck, I., Di Domenico Silva, G. M., & Casagrande Schmitt, L. M. (2015). AS EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS NA CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO. Unoesc & Ciência - ACHS, 15–20. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8944