ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERCORRENDO O CAMINHO ATÉ O PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Juliana Basso Ansiliero UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Zuleide Ramos Ferreira da Rosa UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O artigo teve por objetivo refletir sobre o caminho da alfabetização e letramento percorrido no Brasil até o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa alfabetizar todas as crianças matriculadas no ensino fundamental até os oito anos de idade. Toma por referência as políticas de educação constituídas a partir do século XX, sinalizando alguns marcos legais e programas, bem como a formação docente e a responsabilização destes frente ao cenário educacional do qual faz parte o Pacto. Segue problematizando alguns pontos do Pacto, entre eles a delimitação da idade certa, a formação docente com cronograma e metodologia preestabelecidos e o enfoque em apenas duas áreas do conhecimento. Conclui tecendo algumas reflexões parciais acerca do programa, considerando o estágio de implementação em que se encontra.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Formação docente. Pacto da alfabetização na idade certa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Basso Ansiliero, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Zuleide Ramos Ferreira da Rosa, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)-Educação e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Ansiliero, J. B., & Rosa, Z. R. F. da. (2014). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERCORRENDO O CAMINHO ATÉ O PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(2), 191–202. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/5548