DIÁLOGOS EDUCATIVOS NO ZARATUSTRA NIETZSCHIANO

Autores

  • Anderson Luiz Tedesco Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Resumo

Este artigo é uma reflexão, obviamente incompleta, sobre o diagnóstico apontado nos escritos de Nietzsche acerca da cultura decadente; colocando-se, assim, como um ferrenho crítico a essa cultura, a ponto de considerá-la niilista. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, com o objetivo de refletir além das mordazes críticas proferidas pelo filósofo das Sils – Maria à cultura decadente. Mas, também, perspectiva como possibilidade a essa condição niilista, uma educação dos espíritos livres, para se constituírem no Além do Homem – no Übermensch.1 Conclui-se, então, que a saga do Übermensch se aflora na obra “Assim falava Zaratustra”, em especial no prólogo, pois é pela boca de Zaratustra que Nietzsche professa suas mais contundentes críticas à cultura em decadência, mas também apresenta diálogos educativos na constituição do ser autêntico de si próprio.

Palavras-chave: Cultura. Educação. Nietzsche. Übermensch.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Tedesco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.  Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc e Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Downloads

Publicado

2014-06-05

Como Citar

Tedesco, A. L. (2014). DIÁLOGOS EDUCATIVOS NO ZARATUSTRA NIETZSCHIANO. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(1), 77–82. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4340