CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ENCANTO E REENCANTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Patrícia Andréa Rauber Knorst Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - SMO
  • Loiri Maria Casagranda Schmitt Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - SMO
  • Giovana Maria Di Domenico da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - SMO.

Resumo

Na Educação Infantil, é de grande relevância a contação de histórias, de forma lúdica, para que os primeiros contatos com os livros de literatura infantil – leitura e escrita – ocorram de forma prazerosa, desenvolvendo a imaginação e a criatividade. Far-se-á, portanto, neste artigo, o relato de vivências do estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Unoesc São Miguel do Oeste, SC. O tema orientador dessa proposta foi “Contação de histórias: de braços dados com a leitura e a escrita no contexto da educação infantil” e o subtema “Viajando com as histórias dos pássaros”. O processo de estágio foi constituído por diferentes etapas, visando colocar em prática os conhecimentos teórico-metodológicos dos quais se apropriou ao longo do curso de graduação. A proposta pedagógica teve como principal meta trabalhar a leitura e a contação de histórias por meio do viés lúdico, para que as crianças da pré-escola pudessem se encantar e reencantar com a simplicidade e a beleza de elementos que fazem parte da natureza, tornando o ambiente escolar um espaço privilegiado de oportunidades de vivências plenas de infâncias. A vivência do estágio aconteceu no Pré-Escolar “Criança Sorriso” de Iraceminha, Santa Catarina. Desse modo, constatou-se que as vivências lúdicas proporcionaram às crianças um clima harmonioso de confiança e, sobretudo, de troca constante de conhecimentos.

Palavas-chave: Crianças. Contação de histórias. Ludicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Andréa Rauber Knorst, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - SMO

Acadêmica do 8º Período do Curso de Pedagogia da Unoesc -  São Miguel do Oeste, SC.

Loiri Maria Casagranda Schmitt, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - SMO

Professora de Estudos Teórico-práticos do Ensino da Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia da Unoesc – São Miguel do Oeste - SC e orientadora de estágios. Mestre em Educação e Linguagem.

Giovana Maria Di Domenico da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - SMO.

Coordenadora do Curso de Pedagogia da Unoesc - São Miguel do Oeste, SC e professora de  Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia. Mestre em Educação.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Rauber Knorst, P. A., Casagranda Schmitt, L. M., & Di Domenico da Silva, G. M. (2013). CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ENCANTO E REENCANTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(2), 169–180. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/3666