A motivação no âmbito escolar e sua influência na construção da identidade da criança

Autores

  • Marineiva Moro Campos de Oliveira Unoesc Chapecó
  • Dirce Welchen

Resumo

                                                                                 

Na contemporaneidade, muitos valores essenciais à formação dos seres humanos foram substituídos ou deixados de lado em razão das atribulações do mundo moderno, entretanto, a escola como instituição responsável pelo ensino deve tentar resgatá-los. O objetivo geral do artigo é apresentar a influência que atos de motivação têm sobre a construção da identidade da criança. A fim de atender esse objetivo, foram entrevistados seis coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino do Oeste de Santa Catarina. A pesquisa permitiu observar que os coordenadores desenvolvem projetos de datas comemorativas visando à motivação dos alunos. Além disso, constatou-se que a motivação é o tema principal nas aulas de ensino religioso. A conclusão mostra que não somente os coordenadores pedagógicos, mas também a equipe educacional são os agentes transformadores e têm como função propiciar aos educandos atividades motivadoras na tentativa de formar seres motivados, criativos, críticos e conscientes de sua responsabilidade social.

Palavras-chave: Processo de ensino e aprendizagem. Planejamento escolar. Motivação. Construção da identidade da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Moro Campos de Oliveira, M., & Welchen, D. (2013). A motivação no âmbito escolar e sua influência na construção da identidade da criança. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(2), 147–156. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/3655