A MEDICINA POPULAR: UMA TRADIÇÃO NO EXTREMO-OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Paulino Eidt
  • Eliane Ana Witt
  • Juliéte Kofer
  • Juliéte F. Kofer

Resumo

Podemos definir ciência como uma forma de conhecimento instituída e universalmente válida. Já o conhecimento popular é orientado pelas ações e necessidades cotidianas. Assim, a pesquisa com o tema “A ciência e o conhecimento popular” objetivou compreender qual é a relação da ciência com o conhecimento popular e como este é transmitido no espaço regional do Extremo-Oeste catarinense; identificar como o conhecimento popular é transmitido e vivenciado pela população; conhecer as diferentes práticas adotadas pela população no que se refere à medicina popular e perceber a influência da ciência e dos meios de comunicação nos saberes historicamente construídos e mantidos pela tradição. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica e na coleta de depoimentos – Histórias de vida – de três agentes sociais que fazem uso da medicina popular no município de Iraceminha, SC. As informações evidenciaram que a população faz uso deste conhecimento popular (benzimentos, uso de plantas medicinais e massagens), ocorre influência religiosa, existe aceitação por parte da população e que permanece o processo de transmissão dos saberes popular.

Palavras-chave: Conhecimento popular. Histórias de vida. Tradição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino Eidt

Graduado em História e Geografia- Especialização em Geografia Econômica- Mestrado em Educação nas Ciências (Unijuí)- Doutorado em Ciências Sociais (PUC de São Paulo). Autor de 02 livros publicados e professor da Rede Pública de Ensino com 27 anos de experiência. Atua no Ensino Superior a 13 anos. Atualmente é docente do Programa de Mestrado na Educação de Joaçaba.

Eliane Ana Witt

Mestre em Engenharia Ambiental - FURB/SC – Acadêmica do Curso de Sociologia PARFOR – UNOESC. Professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina.

Juliéte Kofer

Especialista em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestal escolar pela FACEL - Faculdade de Adminstração, Ciências, Educação e Letras de Joinville - SC Academica do curso de Sociologia PARFOR – UNOESC. Professora da Rede Pública Municipal de Iraceminha - SC.

Juliéte F. Kofer

Especialista em Artes - FAI – Itapiranga/SC. Acadêmica do Curso de Sociologia PARFOR – UNOESC Professora na Escola de Educação Básica Professor Manuel de Freitas Trancoso

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Eidt, P., Witt, E. A., Kofer, J., & Kofer, J. F. (2013). A MEDICINA POPULAR: UMA TRADIÇÃO NO EXTREMO-OESTE DE SANTA CATARINA. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(1), 55–64. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2738