A FORMAÇÃO DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Dirce Welchen Unoesc/Chapecó
  • Marineiva Moro Campos de Oliveira Unoesc/Chapecó

Resumo

Os valores morais existem porque são o alicerce sobre o qual se estrutura o ser humano, motivo pelo qual, atualmente, é comum falar da necessidade de educar com valores. Nessa perspectiva, a escola e o corpo docente têm o dever de tentar promover uma reflexão aos alunos sobre os valores humanos, que andam esquecidos. O objetivo da pesquisa é analisar os valores morais, considerando-se as transformações sociais de uma geração a outra, em períodos cada vez mais curtos. Nesse intuito, foram entrevistados seis professores da rede pública do município de Xaxim, SC, dos quais dois são professores atuantes na Educação Infantil e quatro, nos Anos Iniciais. Os resultados mostram que os professores entrevistados se preocupam em instigar o aluno a refletir sobre virtudes e relacionam valores como fonte original da identidade. Além disso, constatou-se que, em geral, a família é a primeira matriz da socialização, nesse sentido, não basta somente os pais amarem seus filhos; estes filhos devem sentir sua aceitação como pessoa, que tem valor pessoal, realizando, ou não, algo grande em sua vida. É necessário entender que atitudes, normas e valores comportam uma dimensão social e uma dimensão pessoal. Pode-se concluir que a escola, ao preocupar-se com o desenvolvimento de virtudes, busca a superação da transmissão de conhecimentos, aprende a conhecer, a viver junto, a ser espírito, corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.

Palavras-chave:Educação. Valores. Família. Ambiente escolar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Welchen, Unoesc/Chapecó

Professora de Língua Portuguesa, Produção de Textos, Comunicação Empresarial da Unoesc de Chapecó. Está vinculada à área das Ciências Sociais e Aplicadas. Na Unoesc de Xanxerê, trabalhou os seguintes componentes curriculares no Curso de Letras: Prática e Investigação Educativa em Letras I e II; Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa no Ensino Médio; Língua Portuguesa VII. Foi professora da Unoesc de São Miguel do Oeste/SC por 12 anos, período em que trabalhou no Curso de Letras e disciplinas nos demais cursos da graduação.

Marineiva Moro Campos de Oliveira, Unoesc/Chapecó

Educadora, intérprete e professora de Libras da Unoesc de Chapecó.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Welchen, D., & Oliveira, M. M. C. de. (2013). A FORMAÇÃO DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(1), 19–30. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2683